Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Inflação, reduflação e estagflação: O que significam e o impacto que têm

Afinal, o que significam e qual é o impacto que têm na vida das pessoas? Há algo que estes três conceitos têm em comum: referem-se à formação dos preços dos produtos e dos serviços. 

Inflação, reduflação e estagflação: O que significam e o impacto que têm
Notícias ao Minuto

09:43 - 02/11/22 por Notícias ao Minuto

Economia Preços

"Está tudo mais caro" ou "os preços não param de subir" são expressões que se têm ouvido muito por aí nos últimos meses. Depois da pandemia, a crise impulsionada pela guerra na Ucrânia fez regressar conceitos como o da inflação. da reduflação e da estagflação

Afinal, o que significam e qual é o impacto que têm na vida das pessoas? Há algo que estes três conceitos têm em comum: referem-se à formação dos preços dos produtos e dos serviços. 

A DECO Proteste esclarece em que consiste cada um destes termos para dar a conhecer o que "significam e de que forma o afetam o quotidiano".

Inflação

É normal que os preços vão sofrendo variações ao longo do tempo, mas "quando a subida é generalizada e constante, estamos perante inflação".

De acordo com a organização de defesa do consumidor, "todos somos atingidos pela inflação, já que não conseguimos comprar o mesmo com o mesmo dinheiro". Contudo, as "famílias com menores rendimentos acabam por ser mais afetadas, porque o seu orçamento já é totalmente canalizado para bens essenciais, pelo que têm uma reduzida margem de manobra".

"Normalmente, a inflação é medida utilizando o índice de preços no consumidor, para o cálculo do qual é utilizado um cabaz de compras composto pelos bens e serviços adquiridos pelas famílias, incluindo, entre outros, alimentação, lazer, vestuário, habitação e transportes. A preocupação atual em torno da inflação prende-se com os valores que tem atingido desde o início do ano", esclarece a DECO. 

Reduflação

A reduflação é um conceito que se traduz "numa inflação dissimulada", ou seja, o "consumidor paga mais pelo produto, porque leva menos quantidade por igual valor (ou maior, se o preço aumentar), mas pode nem se aperceber disso.

"Vejamos um exemplo: se comprava uma garrafa de sumo de um litro por um euro e o produtor decidir cortar o tamanho da embalagem para 900 mililitros (supostamente para não aumentar o preço), na verdade, o litro desse sumo passou a custar 1,11 euros", explica a DECO. 

Estagflação

Este conceito define-se pela "combinação de inflação elevada, estagnação do crescimento económico e aumento do desemprego", explica a organização de defesa do consumidor. "O aumento do custo de vida que se está a sentir pode levar à estagnação do crescimento económico e ao aumento do desemprego", acrescenta.

"Se, para já, os analistas afastam o cenário de uma recessão, esta é uma possibilidade cada vez mais real. Segundo previsões da Comissão Europeia, em 2022, a economia nacional deverá crescer 6,5%, sendo Portugal o Estado-membro com maior crescimento do PIB. No entanto, em 2023, a economia portuguesa começará a contrair, e o PIB apenas deverá crescer 1,9 por cento. O aumento da inflação, a guerra na Ucrânia sem fim à vista e a subida das taxas de juro poderão conduzir a uma deterioração da economia mundial", revela a DECO. 

Leia Também: Período de estagflação? "Já não é apenas provável, mas certo no imediato"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório