Bolsa de São Paulo ganha 1,3 % em sessão volátil após o triunfo de Lula

A Bolsa de São Paulo fechou hoje com uma subida de 1,3% numa sessão volátil com fortes perdas para as empresas estatais, na sequência da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições brasileiras.

Notícia

© iStock

Lusa
31/10/2022 21:28 ‧ 31/10/2022 por Lusa

Economia

Mercados

Neste contexto, não houve grandes ansiedades, exceto para as empresas públicas, com a Petrobras e o Banco do Brasil à frente, devido aos receios de maior intervencionismo por parte do próximo Governo de Lula.

As ações preferenciais e ordinárias da companhia petrolífera brasileira conduziram a perdas no Ibovespa, descendo 8,5% e 7,0%, respetivamente.

Lula já anunciou durante a campanha que não pretende privatizar a Petrobras e que pretende modificar a política de preços dos combustíveis, que é atualmente determinada pelas flutuações do mercado internacional.

As ações ordinárias do Banco do Brasil caíram 4,6 %.

Por outro lado, existe incerteza entre os agentes económicos sobre a reação de Bolsonaro ao resultado das sondagens, uma vez que ele tem estado em silêncio desde que as autoridades eleitorais oficializaram que Lula da Silva é o Presidente eleito.

Existem também dúvidas sobre o possível impacto económico dos bloqueios executados pelos transportadores autónomos em várias autoestradas do país em protesto contra a vitória do líder socialista.

O volume negociado no Ibovespa atingiu 47,18 mil milhões de reais (cerca de 9,15 mil milhões de dólares) em 5.789.629 negócios na segunda-feira, acima dos números habituais, de acordo com os resultados preliminares.

Leia Também: PSI destaca-se na Europa com ganho de 1,07%

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas