Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Imigrantes? CGTP pede reforço no combate às redes de tráfico humano

A CGTP repudiou hoje "toda e qualquer forma de exploração humana e laboral" defendendo que os meios de combate às redes de tráfico humano que têm deixado timorenses "em situação de extrema fragilidade" devem ser reforçados.

Imigrantes? CGTP pede reforço no combate às redes de tráfico humano
Notícias ao Minuto

16:21 - 31/10/22 por Lusa

Economia Imigração

"Devem ser reforçados os meios de combate às redes de tráfico de pessoas e a quaisquer agentes que, a troco de avultadas quantias, têm deixado os cidadãos timorenses em situação de extrema fragilidade", afirma a CGTP em comunicado.

A intersindical refere que a falta de trabalho em Timor-Leste nos últimos meses levou alguns milhares de timorenses a procurar Portugal como destino de imigração, em busca de uma vida melhor mas, com o aumento dessa procura, "aumentaram também agências e anúncios enganosos que, a troco de quantias avultadas, prometem aos timorenses trabalho e vistos".

"Todos os que caem na malha dessas organizações sem escrúpulos, acabam por chegar a Portugal e ficar numa situação de vulnerabilidade. Sem trabalho, sem dinheiro e, em alguns casos, sem abrigo", diz a central sindical.

Para a CGTP, as ações de fiscalização levadas a cabo pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) "devem focar-se exclusivamente no combate às redes/pessoas/organizações que se dedicam ao tráfico e à exploração humana e laboral, garantindo plenamente os direitos dos cidadãos timorenses que querem vir para o nosso país em busca de melhores condições de vida e de trabalho".

A questão dos imigrantes timorenses está na agenda da visita do Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta a Portugal, que começou no sábado.

José Ramos-Horta, disse hoje que o país está determinado em "identificar e punir" os "grupos sem escrúpulos" que enganam os jovens timorenses com promessas de trabalho em países como Portugal e outros.

José Ramos-Horta falava numa conferência de imprensa no Palácio de Belém, juntamente com o seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, que o recebeu no âmbito de uma visita que o chefe de Estado timorense realiza a Portugal.

Sobre os timorenses em dificuldade em Portugal, o Presidente de Timor-Leste disse que a "situação resulta de atos ilegais de grupos, de elementos sem escrúpulos" em Timor-Leste, que "fazem promessas falsas aos jovens".

"É um fenómeno muito comum em todo o mundo, em particular nos países em vias de desenvolvimento, arrasta-se há décadas", referiu.

Leia Também: Ramos-Horta diz que Timor-Leste quer punir grupos que enganam jovens

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório