Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Qatar tenta fornecer 65 milhões de toneladas adicionais de gás ao mercado

O Qatar, um dos maiores exportadores mundiais de gás natural liquefeito (GNL), anunciou estar a trabalhar para fornecer 65 milhões de toneladas de gás adicionais por ano, mediante de um aumento da capacidade de produção das suas jazidas.

Qatar tenta fornecer 65 milhões de toneladas adicionais de gás ao mercado
Notícias ao Minuto

14:35 - 30/10/22 por Lusa

Economia Energia

"A QatarEnergy continua a trabalhar com os seus parceiros para fornecer ao mercado cerca de 65 milhões de toneladas adicionais de GNL por ano dos projetos North Field (no Catar) e Golden Pass, nos Estados Unidos", disse o ministro da Energia do Catar, Saad al Kaabi, citado num comunicado.

O objetivo é "satisfazer a crescente procura por energia mais limpa e de baixo carbono e melhorar a segurança energética dos clientes em todo o mundo", acrescentou.

Al Kaabi fez esta declaração após assinar um acordo com a empresa norte-americana ConocoPhillips para a expansão do Campo Norte-Sul, que inclui duas enormes linhas de produção de GNL com capacidade total de 16 milhões de toneladas por ano.

"Como enfatizamos anteriormente, estas quantidades, que serão produzidas através dos projetos de expansão, serão as mais baixas do mundo em termos de emissões de carbono graças às tecnologias de captura e sequestro de carbono, que terão um papel importante no apoio à transição para energias limpas", referiu ainda o ministro.

O Qatar anunciou nos últimos meses acordos de parceria com empresas como a Shell, ExxonMobil e TotalEnergies para a expansão dos seus principais campos de gás Campo Norte e Campo Norte-Sul, com os quais diz esperar aumentar a sua produção anual de 77 para 110 milhões de toneladas.

O Qatar, segundo maior exportador de gás do mundo, é um dos países com os quais a União Europeia espera substituir as exportações russas de gás, face a eventuais sanções na sequência da guerra na Ucrânia.

Leia Também: Sines "é uma alternativa pequena, à escala portuguesa"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório