Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Economia espanhola desacelera no 3.º trimestre com crescimento de 0,2%

A economia espanhola cresceu 0,2% entre julho e setembro, menos 1,3 pontos do que no trimestre anterior, segundo uma estimativa do Instituto Nacional de Estatística de Espanha (INE) divulgada hoje.

Economia espanhola desacelera no 3.º trimestre com crescimento de 0,2%
Notícias ao Minuto

11:11 - 28/10/22 por Lusa

Economia Espanha

A desaceleração do crescimento entre julho e setembro deveu-se, sobretudo, à procura externa (exportações e importações), que cortou 0,9 pontos ao Produto Interno Bruto (PIB), segundo o INE.

As exportações cresceram 1,3%, quando no trimestre anterior, entre abril e junho, tinham crescido 4,9%.

Já as importações aumentaram 3,7%, cerca de um ponto percentual mais do que no segundo trimestre do ano.

Em termos de procura interna, o consumo das famílias cresceu 1,1%, uma taxa semelhante à dos três meses anteriores, e o investimento das empresas aumentou 6,6 pontos percentuais, para 1,3%.

O setor de atividade que mais cresceu em Espanha entre julho e setembro foi o dos serviços (0,7%), seguido da agricultura (0,2%) e da indústria (0,1%), enquanto a construção caiu 0,1%.

No trimestre anterior, entre abril e junho, a economia espanhola cresceu 1,5%, depois de cair 0,2% nos primeiros três meses do ano, segundo os dados oficiais.

No caso dos primeiros três meses do ano, a contração da economia deveu-se ao impacto do início da guerra na Ucrânia, com a invasão russa de 24 de fevereiro, aos efeitos da pandemia da covid-19 e greves nos transportadores, segundo o INE.

Já em relação ao segundo trimestre, o instituto espanhol destacou o crescimento das exportações (mais 4,9%) e da procura interna (mais 1,2%).

Em termos homólogos (comparando com os mesmos períodos de 2021), o PIB espanhol cresceu 6,8% no segundo trimestre, 6,7% no primeiro e, para o terceiro, o INE estima um aumento de 3,8%.

No entanto, em 2021, a atividade estava condicionada por restrições por causa da covid-19.

Em 05 de outubro passado, o Banco de Espanha estimou um crescimento do PIB espanhol de 4,5%, mais quatro décimas do que aquilo que previa em junho, o que justificou com "as exportações de serviços de turismo", que compensaram o impacto negativo da guerra na Ucrânia.

Já em relação a 2023, baixou a previsão de crescimento para 1,4%, o que justificou com a inflação ainda elevada, as condições de financiamento menos favoráveis, o aumento da incerteza e o enfraquecimento da procura global.

A recuperação do nível de crescimento do PIB anterior à pandemia de covid-19 (antes de 2020) só deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2024, segundo o Banco de Espanha estimava em junho passado.

Leia Também: Taxa de inflação em Espanha modera crescimento para 7,3% em outubro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório