Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Maioria dos seniores ajuda os filhos e consegue poupar mensalmente

As conclusões são do I Barómetro do Consumidor Sénior em Portugal, apresentado pela Fundação MAPFRE em Lisboa.

Maioria dos seniores ajuda os filhos e consegue poupar mensalmente
Notícias ao Minuto

13:16 - 26/10/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Barómetro

Os consumidores com mais de 55 anos são independentes, ajudam os seus mais próximos e ainda conseguem poupar, segundo as conclusões do I Barómetro do Consumidor Sénior em Portugal, apresentado esta quarta-feira pela Fundação MAPFRE em Lisboa.

A 'geração silver' "interessa-se por notícias mais do que qualquer outra geração e acha que Portugal é um ótimo país para viver a reforma" e, "apesar de recear que a sua qualidade de vida seja posta em causa com o aumento dos preços, nomeadamente da habitação, da energia e da alimentação, os portugueses com mais de 55 anos querem continuar a viajar", segundo um comunicado divulgado com as conclusões do estudo.

Além disso, quase 90% estão predispostos a modificar os seus hábitos de consumo, dando prioridade a escolhas mais sustentáveis.

Esta geração não se sente valorizada pelo mercado de trabalho e acreditam que a sua situação económica futura será a mesma ou melhor do que a atual e 64,7% acredita que o atual sistema de pensões está em risco, de acordo com a mesma fonte.

Desenvolvido em agosto de 2022, o estudo teve como base 1.100 entrevistas a pessoas com 55 anos ou mais a viver em Portugal, tendo contado com a ajuda da Google na definição do público-alvo.

"O envelhecimento da população, resultado do aumento contínuo da longevidade e da redução acelerada das taxas de natalidade, tornou-se um fenómeno global", considera Antonio Huertas, presidente da Fundação MAPFRE, citado no mesmo comunicado.

E acrescenta: "Os desequilíbrios que este fenómeno demográfico pode gerar nos sistemas de pensões, saúde e cuidados prolongados, bem como na disponibilidade de recursos laborais, favoreceram a generalização de uma visão negativa sobre aquele que é uma das grandes conquistas da humanidade: o aumento da esperança de vida". 

Leia Também: Leiria. Arguido julgado por corrupção admitiu ter recebido dinheiro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório