Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Governo investe 1,8 milhões em apoio à resinagem e produção florestal

O Governo investiu 1,8 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em maquinaria para apoiar a atividade de resinagem e produtores florestais, revelou hoje o gabinete do ministro do Ambiente e da Ação Climática.

Governo investe 1,8 milhões em apoio à resinagem e produção florestal
Notícias ao Minuto

22:17 - 21/10/22 por Lusa

Economia PRR

O material foi adquirido no âmbito da Componente 12 do PRR (Bioeconomia Sustentável), que tem uma dotação global de 145 milhões de euros, sendo a resina um dos setores apoiados, para além do calçado e do têxtil e vestuário.

A cedência dos primeiros sete tratores e respetivas alfaias, no valor de 630 mil euros, relativos ao apoio à atividade de resinagem, vai ser feita no sábado, em Arganil, através da celebração de protocolos entre os membros da Associação de Destiladores e Exploradores de Resina e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Outros 13 tratores serão cedidos a organizações de produtores florestais, indica o ministério do Ambiente e Ação Climática, em comunicado, num investimento adicional de 1,17 milhões de euros.

"Os objetivos são incentivar a transição para produtos de base biológica de alto valor, acrescentando, em alternativa às matérias de base fóssil, e que se tornem mais eficientes na utilização de recursos", explica o comunicado.

A Componente 12 do PRR tem inscritos "33 milhões de euros para apoio específico ao setor da resina, considerando três pilares principais: fomento da produção da resina natural nacional, reforço da sustentabilidade da indústria transformadora e diferenciação positiva da resina natural e produtos derivados".

No pilar dirigido ao fomento da produção de resina natural nacional, no qual se insere a cedência dos tratores, "estão a ser desenvolvidas iniciativas para aumentar a produção de resina em Portugal e garantir níveis de autoabastecimento à indústria", acrescenta o governo.

Promover "a gestão florestal sustentável, reduzir o risco de incêndio e contribuir para o desenvolvimento do mundo rural" são outros objetivos elencados pelo ministério do Ambiente e Ação Climática.

Leia Também: Miranda do Douro investe 565 mil euros na reflorestação de áreas ardidas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório