Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Investidores parecem aliviados com demissão de Truss, apesar da incerteza

Os investidores ficaram divididos entre o alívio e a incerteza, após a demissão anunciada hoje pela primeira-ministra britânica, Liz Truss, que liderou o governo durante 44 dias e causou uma tempestade nos mercados.

Investidores parecem aliviados com demissão de Truss, apesar da incerteza
Notícias ao Minuto

15:43 - 20/10/22 por Lusa

Economia Reino Unido

Às 14:15 (hora de Lisboa), os juros da dívida britânica a 30 anos desciam para 3,94% e os da dívida a 10 anos recuavam para 3,86%.

A libra, que disparou no momento em que foi anunciada a demissão de Truss, abrandava pouco depois, mas registava uma valorização de 0,45% e negociava a 1,1268 dólares.

Em finais de setembro, quando foram anunciadas as medidas orçamentais propostas pelo anterior ministro das Finanças, Kwasi Kwarteng, incluindo um corte nos impostos, a libra caiu para um mínimo histórico face ao dólar, ao negociar a 1,0350 dólares.

Essas medidas, que suscitaram dúvidas quanto à sustentabilidade das contas públicas britânicas, causaram pânico nos mercados, com os juros da dívida soberana a subirem e a libra a cair.

"Apesar de a demissão de Liz Truss (...) deixar o Reino Unido sem liderança durante um período em que enfrenta grandes desafios económicos, fiscais e financeiros, os mercados parecem aliviados", considerou Paul Dales, da Capital Economics, citado pela AFP.

"Os investidores aplaudem a saída de Truss e a perspetiva de [haver] um líder mais experiente no plano económico e mais favorável ao mercado", segundo Victoria Scholar, da Interactive Investor.

Os analistas lembram que a economia britânica permanece frágil, que o nível da inflação é o mais elevado em 40 anos, mais de 10% e que a atividade económica é mais lenta.

Leia Também: Estado vai recuperar perda com apoio aos encargos com crédito à habitação

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório