Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 30º

IRS. Valor isento do subsídio de refeição pago em cartão sobe para 8,32€

A subida do valor do subsídio de refeição da função pública para 5,20 euros vai fazer avançar para 8,32 euros o valor do subsídio isento de IRS quando este é pago em cartão ou vale.

IRS. Valor isento do subsídio de refeição pago em cartão sobe para 8,32€
Notícias ao Minuto

19:32 - 18/10/22 por Lusa

Economia OE2023

O Código do IRS considera como rendimento de trabalho dependente o subsídio de refeição "na parte em que exceder o limite legal estabelecido ou em que o exceda em 60% sempre que o respetivo subsídio seja atribuído através de vales de refeição" ou de cartão.

"Neste sentido, é excluído de tributação o valor do subsídio de refeição nos termos acima referidos", precisou à Lusa fonte oficial do Ministério das Finanças.

Tendo em conta o valor de 4,77 euros que atualmente é pago aos funcionários públicos é este o montante do subsídio em dinheiro que se encontra isento de IRS, estando a isenção do que é pago em cartão limitada em 7,63 euros por dia.

Tal como o Governo já anunciou, no âmbito das negociações salariais com os sindicatos da função pública, o subsídio de refeição pago em dinheiro a estes trabalhadores vai aumentar a partir de janeiro para os 5,20 euros, fazendo o valor isento pago em cartão subir, por sua vez, para os 8,32 euros.

Leia Também: Valorização da administração pública tem impacto de 1.320 milhões

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório