Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Portugal quer aumentos da captura de atuns e espadarte no Atlântico Norte

Portugal defendeu hoje medidas para aumentar a captura de atum patudo, atum-rabilho e espadarte do Atlântico Norte, durante o Conselho de Agricultura e Pescas da União Europeia, no Luxemburgo, informou o ministério da Agricultura e Alimentação.

Portugal quer aumentos da captura de atuns e espadarte no Atlântico Norte
Notícias ao Minuto

22:21 - 17/10/22 por Lusa

Economia Pesca

A reunião aprovou ainda "o mandato da Comissão [Europeia] para as negociações no âmbito da reunião anual da Comissão Internacional para a Conservação dos Atuns do Atlântico (ICCAT)", que este ano se realiza em Portugal, entre 14 e 21 de novembro, assim como "o compromisso da Presidência relativo às possibilidades de pesca no Mar Báltico para 2023".

Em comunicado, o ministério liderado por Maria do Céu Antunes refere que "Portugal destacou a importância dos stocks da ICCAT nas pescarias das regiões ultraperiféricas" e defendeu "a necessidade de as mesmas disporem de uma quota suplementar de atum patudo".

"Defendeu, ainda, como grandes prioridades, o estabelecimento de medidas de gestão que permitam o aumento das possibilidades de pesca para três stocks: atum patudo, atum-rabilho e espadarte do Atlântico Norte", acrescenta o comunicado do ministério da Agricultura e Alimentação.

Foi ainda "analisada a situação de instabilidade dos mercados agrícolas", profundamente "marcada pelos efeitos do acréscimo de custos decorrente do conflito entre Rússia e Ucrânia e das quebras de produção derivadas da seca", tendo sido "garantido um balanço das medidas europeias para mitigação dos impactos sobre o abastecimento alimentar" através da "aplicação da Reserva de Crise".

Portugal, juntamente com "um conjunto alargado de outros Estados-membros", defendeu que "devem ser privilegiados instrumentos comuns que permitam atuar de forma mais eficaz, tendo em conta que os apoios já disponibilizados, embora úteis, não fazem inteiramente face aos custos acrescidos".

O país defendeu ainda a as compras comuns para abastecimento europeu para enfrentar os "impactos do elevado preço das disponibilidades de fertilizantes na produção agrícola e, consequentemente, no abastecimento alimentar".

Nesse sentido, a Comissão Europeia irá publicar, em 09 de novembro, "um conjunto de medidas" tendo em vista "a diminuição da dependência externa europeia em relação a fertilizantes".

Leia Também: Apreendidos 720 kg de pescado nos Açores. Coima pode ascender aos 37.500€

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório