Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

ERSE. Preço médio semanal sobe 4,4% para o gasóleo e 3,9% para a gasolina

O preço médio semanal dos combustíveis, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), aumenta, esta semana, 4,4% para o gasóleo e 3,9% para a gasolina, de acordo com um relatório hoje divulgado pela entidade.

ERSE. Preço médio semanal sobe 4,4% para o gasóleo e 3,9% para a gasolina
Notícias ao Minuto

18:16 - 17/10/22 por Lusa

Economia ERSE

Assim, de acordo com a informação do Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público, publicado hoje pela ERSE, "para a semana de 17 de outubro a 23 de outubro, o Preço Eficiente antes de impostos é de 1,062 Euro/l [euros por litro] para a gasolina 95 simples e de 1,313 Euro/l para o gasóleo simples", sendo que, "após impostos, o Preço Eficiente fica nos 1,923 Euro/l e nos 2,025 Euro/l, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, respetivamente".

Assim, "o Preço Eficiente registou uma atualização, face à semana passada de +3,9%, para a gasolina, e de +4,4%, para o gasóleo, tendo em conta a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples, em +7,8%, e do gasóleo simples, em +7,2%", destacou.

O preço eficiente "é um preço médio semanal determinado pela ERSE e resulta da soma das seguintes componentes: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos", segundo a ERSE.

Paralelamente, de acordo com o documento, "relativamente à semana anterior [10 a 16 de outubro] verificou-se que a média dos Preços de Venda ao Público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 4,2 cent/l [cêntimos por litro] acima do Preço Eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, e 1,6 cent/l, acima no caso do gasóleo simples".

Assim, "em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 2,2% acima do Preço Eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 0,8% acima do Preço Eficiente", referiu.

A entidade destacou que, "ainda relativamente à semana anterior", no que respeita aos preços com descontos que são preços médios publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), "a gasolina 95 simples apresentou um desvio de -0,3% face ao Preço Eficiente e o gasóleo simples de -2,9%".

A ERSE concluiu que "em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples, em -0,6 cent/l, e para o gasóleo simples, em -5,4 cent/l, abaixo dos respetivos Preços Eficientes".

Os preços dos combustíveis voltaram a registar aumentos elevados nas últimas duas semanas, tendo esta segunda-feira voltado a subir entre cerca de 6,5 cêntimos e oito cêntimos no caso do gasóleo e cinco cêntimos e seis cêntimos por litro no caso da gasolina, segundo várias estimativas que foram noticiadas pelos meios de comunicação social.

Em 05 de outubro, a aliança dos produtores de petróleo OPEP+, liderada pela Arábia Saudita e Rússia, decidiu, em Viena, reduzir a sua produção em dois milhões de barris por dia, o que representa o maior corte desde a pandemia.

O anúncio foi feito pelo vice-ministro do Petróleo do Irão, Amir Hossein Zamaninia, no final de uma conferência da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e dos seus 10 países produtores aliados, incluindo a Rússia, o México e o Cazaquistão.

Em Portugal continua em vigor o desconto do ISP equivalente à descida da taxa do IVA de 13% até ao final do ano, no âmbito do pacote de ajuda do Governo às famílias devido ao aumento dos preços. Além disso, a atualização da taxa de carbono vai continuar suspensa até ao final do ano.

Leia Também: Extensão de mecanismo ibérico a toda a União Europeia comporta riscos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório