Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

"Perder-se-ão vidas" se Governos não agirem perante inflação, diz ONU

Os Governos devem adaptar os benefícios sociais e os salários à inflação galopante global, caso contrário "perder-se-ão vidas", advertiu hoje o relator da ONU Olivier De Schutter, por ocasião do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

"Perder-se-ão vidas" se Governos não agirem perante inflação, diz ONU
Notícias ao Minuto

07:17 - 17/10/22 por Lusa

Economia Crise/Inflação

"Os orçamentos familiares em todo o mundo estão a ser esticados até ao limite, o que significa que os mais pobres passarão fome ou congelarão este inverno, a menos que sejam tomadas medidas imediatas para aumentar as suas receitas", disse De Schutter, relator especial sobre a pobreza e direitos humanos, em comunicado.

O relator, que irá falar hoje no Conselho da Europa em Estrasburgo (França), salientou que a subida de preços dos produtos básicos, a par da crise já provocada pela pandemia de covid-19, poderá deixar entre 75 milhões a 95 milhões de pessoas em situação de pobreza este ano.

Olivier De Schutter destacou também a urgência em melhorar o isolamento térmico das residências perante o inverno que se avizinha no hemisfério norte, onde pode haver uma grande escassez de gás como consequência indireta da guerra na Ucrânia.

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, hoje assinalado (17 de outubro), foi instituído oficialmente pelas Nações Unidas em 1992.

Leia Também: INE confirma inflação de 9,3% em setembro, a mais alta em 30 anos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório