Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 10º MÁX 19º

Tribunal de Contas eleito auditor externo da CERN

O Tribunal de Contas anunciou hoje que foi eleito novo auditor externo da Organização Europeia de Investigação Nuclear (CERN), considerado o maior laboratório de física de partículas do mundo, na fronteira franco-suíça, entre 2023 e 2025.

Tribunal de Contas eleito auditor externo da CERN
Notícias ao Minuto

13:15 - 14/10/22 por Lusa

Economia CERN

"O Tribunal de Contas foi eleito para ser o novo Auditor Externo do CERN, a Organização Europeia de Investigação Nuclear, considerada o maior laboratório de física de partículas do mundo, que funciona em Genebra, na Suíça, num mandato com início em 01 de janeiro de 2023 e até 2025", informou aquele tribunal, em comunicado.

Na mesma nota, o Tribunal de Contas explicou que a candidatura portuguesa à auditoria externa do CERN, uma organização composta por 23 Estados-membros, foi entregue há mais de um ano, na sequência de um concurso público internacional dirigido aos Tribunais de Contas dos vários Estados-membros.

"Esta eleição dignifica o nosso Tribunal de Contas e o nosso país e é o reconhecimento da qualidade e da nossa dedicação noutras organizações internacionais", referiu o presidente do Tribunal de Contas, José Tavares, citado no comunicado.

Ao longo do triénio 2023-2025, o Tribunal de Contas vai ter a trabalhar nesta missão uma equipa de seis pessoas, coordenadas por uma juíza conselheira.

Fundado em 1954, o laboratório do CERN localiza-se na fronteira franco-suíça, perto de Genebra, e dispõe do maior acelerador de partículas do mundo, designado de 'Large Hadron Collider' (LHC), cujo trabalho tem aplicação em vários domínios, desde energia, tecnologias de informação e comunicação, saúde, ou engenharia.

Leia Também: Guerra e pandemia aumentam riscos para orçamento da UE

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório