Um pensionista que receba uma reforma de 650 euros por mês este ano vai receber mais 28 euros por mês no próximo ano, em função do mecanismo de atualização das pensões que está previsto no Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), esclareceu o Governo, na quarta-feira.
"Um pensionista cuja pensão em 2022 tenha sido de 650 euros mensais receberá no próximo ano mais 28 euros por mês, num total de 678 euros mensais", revelam o Ministério das Finanças e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em comunicado conjunto enviado às redações. "Este é o valor que resulta da aplicação do aumento de 4,43% ao valor da pensão de 2022", acrescenta o Executivo.
O esclarecimento dos Ministérios surge depois da notícia do Diário de Notícias, na edição de quarta-feira, dia 12 de outubro, que dava conta que as pensões de 650 euros só receberiam mais seis euros no próximo ano.
O Governo sublinha que, somando os aumentos das pensões em 2023 ao complemento excecional pago aos pensionistas em outubro de 2022, equivalente a metade da sua pensão, "garante-se que os pensionistas não perdem poder de compra no próximo ano".
"No conjunto destas duas medidas, os pensionistas com menores rendimentos terão um aumento equivalente a 8%, acima da inflação prevista", realça o executivo.
O custo orçamental previsto em 2023 é de 1.155 milhões de euros.