Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Margem de refinação da Galp cai 65% no 3.º trimestre face ao anterior

A produção de petróleo da Galp aumentou 7% no terceiro trimestre, face ao anterior, mas a margem de refinação recuou 65%, para os 7,70 dólares por barril, anunciou hoje a petrolífera.

Margem de refinação da Galp cai 65% no 3.º trimestre face ao anterior
Notícias ao Minuto

10:17 - 12/10/22 por Lusa

Economia Galp

Segundo o 'trading update' enviado hoje à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a margem de refinação de 7,70 dólares por barril da Galp entre julho e setembro fica 65% abaixo dos 22,3 dólares do trimestre anterior, mas é, ainda assim, quase o dobro (+92%) dos 4,0 dólares por barril do terceiro trimestre de 2021.

No período em análise, a produção de petróleo da Galp foi de 114,8 mil barris por dia, 7% acima dos 107,7 mil barris do segundo trimestre, mas 2% abaixo dos 117,5 mil do trimestre homólogo de 2021.

A petrolífera atribui o aumento em cadeia da produção à "redução das operações de manutenção programadas e maior eficiência em todas as unidades".

No 'trading update' hoje divulgado -- que antecipa a publicação dos resultados do terceiro trimestre da Galp, prevista para dia 24, antes da abertura do mercado -- a empresa prevê uma redução da dívida líquida para 2,1 mil milhões de euros, "apesar da aquisição de participação e consolidação da Titan, distribuições aos acionistas e aos sócios minoritários".

Refere ainda que os resultados trimestrais vão incluir uma imparidade de 30 milhões de euros "relacionada com uma exploração em São Tomé e Príncipe", onde não foi encontrada "evidência de descoberta comercial".

A nível comercial, a Galp dá conta de "vendas B2C ['business to consumer'] de produtos petrolíferos suportadas pela sazonalidade, enquanto os volumes em B2B ['business to business'] continuam a ser impulsionados por uma recuperação nos setores marítimo e da aviação".

Já "as vendas de gás natural e eletricidade começam a ser impactadas pela redução da atividade, principalmente nos segmentos B2B", acrescenta.

Leia Também: Bolsa de Lisboa cai 1,65% com Galp a liderar as perdas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório