Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Norte executou 71,6% dos 3,4 mil milhões de euros de programa Norte 2020

A região Norte já executou 71,6% dos 3,4 mil milhões de euros do programa operacional regional Norte 2020, "aproximando-se da meta fixada para 2022 de 82,1% do orçamento global", foi hoje divulgado.

Norte executou 71,6% dos 3,4 mil milhões de euros de programa Norte 2020
Notícias ao Minuto

23:25 - 10/10/22 por Lusa

Economia Norte 2020

Segundo o vogal da Comissão Diretiva do Programa Operacional Norte 2020, Humberto Cerqueira, que hoje representou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) no encerramento do projeto Alto Minho 4.0, o atual programa Operacional Norte 2020 incluiu "18 medidas de apoio direto e indireto às empresas", apontando as áreas da inovação, internacionalização, apoio à instalação e ampliação de áreas de acolhimento empresarial e, apoio à instalação de viveiros de empresas".

No discurso que proferiu na sede da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, em Ponte de Lima, o responsável realçou que "as dotações destas medidas representam 40% do valor do total do programa Norte 2020".

Humberto Cerqueira disse que "a aplicação do programa Norte 2020 na NUT III, que corresponde aos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, em nove áreas de localização empresarial representa um investimento elegível de 14,118.413 euros, financiado em 10,558.243 euros.

"O Alto Minho, pese embora não tão expressivamente representada no sistema de incentivos às empresas, é a região com maior expressão nos apoios para áreas de localização empresarial. Este território, com cerca de 29% do fundo atribuído, é a que conta com maior representatividade nos apoios aprovados no âmbito desta tipologia", frisou.

Duas das áreas de localização empresarial apoiadas estão localizadas em Ponte de Lima, depois em Vila Nova de Cerveira, Melgaço, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Monção e, em Viana do Castelo.

Humberto Cerqueira destacou ainda, que no Alto Minho o Programa de Apoio à Produção Nacional resultou na aplicação de mais de sete milhões de euros e, o programa +Coeso, de apoio às empresas representou mais de 15 milhões de euros.

O projeto Alto Minho 4.0, promovido pela Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), representou custo total elegível de 733.088,23 euros e um apoio financeiro da União Europeia, através do FEDER, de 405.031,25 euros.

A iniciativa destinou-se a reforçar a produtividade e competitividade das empresas, possibilitando a adoção de diferentes ferramentas digitais para dar resposta a um novo paradigma da indústria nacional.

No projeto, com intervenções nas áreas de controlo de gestão, otimização e qualidade, avaliação de desempenho, certificação e 'software', participaram 12 empresas, de sete setores de atividade, 326 funcionários,.

O projeto realizou 15 'webinares' sobre tecnologias de transformação digita, estratégias de 'marketing', modelação de negócios, métodos organizacionais e de avaliação de desempenho, business intelegence/analytics, entre outros temas, que contaram mais de 600 participantes.

Os resultados do projeto, hoje apresentados, apontam para "melhorias em termos de organização estrutural e orgânica, mais tempo para a definição de estratégia, acompanhamento da estratégia com indicadores, profissionalização e responsabilização dos recursos humanos, qualificação dos recursos humanos, gestão de competências, mais resultados decorrentes do questionário de satisfação, facilidade no acesso à informação e, apoio à tomada de decisão.

Leia Também: Ministra quer Alto Minho a concorrer a agendas mobilizadoras territoriais

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório