Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Boas notícias sobre emprego fazem Wall Street sofrer e fechar em baixa

As boas notícias para a economia continuam a ser más notícias para a bolsa, pelo que Wall Street caiu hoje, devido a preocupações com a possibilidade de um saudável mercado laboral tornar mais provável uma recessão.

Boas notícias sobre emprego fazem Wall Street sofrer e fechar em baixa
Notícias ao Minuto

00:01 - 08/10/22 por Lusa

Economia Wall Street

Os resultados definitivos indicam que o índice alargado S&P500 perdeu 3,3%, com os investidores a ponderarem um relatório governamental que indicou que os empregadores contrataram mais trabalhadores em setembro do que os economistas esperavam.

Da mesma forma, o seletivo Dow Jones Industrial Average recuou 2,1% e o tecnológico Nasdaq 3,8%.

Os investidores bolsistas estão preocupados com a possibilidade de a Reserva Federal (Fed) poder interpretar estes dados como prova de que a economia precisa de arrefecer ainda mais para que a inflação fique sob controlo. Isto pode abrir caminho a que a Fed continue a subir as suas taxas de juro de forma agressiva, o que pode provocar uma recessão se for feito de forma demasiado severa.

"A situação do emprego continua a ser boa o que poder ser algo frustrante para a Fed", disse Brian Jacobsen, estratega sénior de investimento na Allspring Global Investments. "A Fed pensa que são necessários mais desempregados para que a inflação fique sob controlo".

A economia dos EUA criou 263 mil empregos em setembro, menos do que os 315 mil de julho, mas mais do que os 250 mil esperados pelos economistas.

Ao subir a taxa de juro, a Fed espera arrefecer a economia e o mercado de trabalho. O plano é reduzir as compras para qu os preços deixem de subir. A política de subir os juros por parte da Fed já começou a ter efeitos, em particular no mercado imobiliário.

O risco é o de a Fed ir demasiado longe e provocar uma recessão económica. Entretanto, a subida das taxas de juro puxa para baixo as cotações das ações. Mãos de 90% das integrantes do S&P500 fecharam hoje com perdas.

"Tudo depende da inflação neste momento", disse Peter Essele, diretor da gestão de investimentos da Commonwealth Financial Network.

Leia Também: Wall Street regista queda após divulgação de dados do emprego

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório