Meteorologia

  • 06 DEZEMBRO 2022
Tempo
17º
MIN 9º MÁX 17º

Lucro da Parpública sobe mais de 40% para quase 81 milhões até junho

A Parpública totalizou 80,9 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, acima dos 56,3 milhões de euros registados em igual período do ano anterior, foi, esta sexta-feira, anunciado.

Lucro da Parpública sobe mais de 40% para quase 81 milhões até junho
Notícias ao Minuto

18:21 - 07/10/22 por Lusa

Economia Parpública

"A Parpública divulgou as contas consolidadas relativas ao primeiro semestre de 2022, apresentando um resultado líquido de 80,9 milhões de euros, valor que compara com os 56,3 milhões de euros obtidos no período homólogo do ano anterior", indicou, em comunicado.

No final do primeiro semestre, a dívida financeira consolidada do grupo fixou-se em 1.800 milhões de euros, menos 193,4 milhões de euros face a 31 de dezembro de 2021.

Por sua vez, os encargos situaram-se em 20,9 milhões de euros, abaixo dos 34,4 milhões de euros apurados no semestre homólogo.

Conforme apontou, a redução do endividamento tem permitido melhorar a generalidade dos indicadores financeiros do grupo, destacando-se os rácios de solvabilidade de autonomia financeira, que aumentaram, respetivamente, para 229% e 70%.

Entre janeiro e junho, o resultado líquido da 'holding' Parpública ascendeu a 36,2 milhões de euros, quando em igual período de 2021, tinha sido de 27,7 milhões de euros.

A dívida financeira da 'holding' estava em 251 milhões de euros no final do primeiro semestre, com uma "redução muito expressiva".

"Para o segundo semestre, caracterizado por incerteza e risco relativamente ao cenário macroeconómico, a Parpública prosseguirá o acompanhamento próximo e efetivo das suas participadas, procurando explorar as sinergias corporativas entre estas, para além do apoio à tutela e ao acionista, e para o qual o desenvolvimento do centro de conhecimento e competências desempenhará um papel relevante", apontou.

A Parpública é uma sociedade de capitais públicos, que constitui um instrumento para a gestão de ativos mobiliários e imobiliários.

Leia Também: Inflação de 4%? "Não são números impossíveis"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório