Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Precisa de poupar? Nove dicas para reduzir o orçamento mensal

Rever as despesas e definir um orçamento mensal é essencial para uma carteira 'saudável'. Fique a par destas dicas.

Precisa de poupar? Nove dicas para reduzir o orçamento mensal
Notícias ao Minuto

08:04 - 09/10/22 por Notícias ao Minuto

Economia Orçamento

Os preços sobem, as despesas são maiores e, por isso, poupar pode parecer uma missão ainda mais difícil. O Doutor Finanças considera que, com este cenário, é ainda mais importante controlar os gastos para reduzir o orçamento mensal e deixa nove dicas. 

1. Redução do consumo de água

"Esta é uma recomendação já 'velha', na medida em que devemos procurar adotá-la como um hábito permanente e não apenas pela subida dos preços. A redução do consumo de água, além de ajudar a reduzir a fatura mensal, é uma ação importante para ajudarmos a preservar os recursos do nosso planeta. Pode começar pelos atos diários, como fechar a torneira enquanto escova os dentes e lava a louça, por exemplo."

2. Diminuir gastos com a eletricidade

"Há várias formas de reduzirmos o valor da fatura da eletricidade com pequenos gestos no nosso dia a dia. O mais simples e mais óbvio é desligar todas as luzes de uma divisão quando não saímos dela. Outra dica bastante eficaz passa por trocar as lâmpadas incandescentes da sua casa por lâmpadas LED."

3. Menos refeições fora de casa

"Almoçar ou jantar num restaurante, ou tomar o pequeno almoço na pastelaria perto da sua casa pode ser o escape perfeito para as rotinas do dia a dia. No entanto, quando se torna um hábito regular, representa um valente rombo no orçamento mensal."

4. Idas ao supermercado? Só com lista e sem fome

"Muitos de nós caímos neste erro e com alguma frequência: sabemos que temos de ir ao supermercado porque nos falta algo em casa, mas não temos bem noção do quê. Resultado: acabamos por trazer mais do que aquilo que necessitamos porque ficamos na dúvida se é está em falta ou não."

5. Definir orçamento mensal e cumpri-lo

"Planear as despesas mensais e apontar todos os gastos é uma ótima estratégia para perceber onde pode poupar. Pode começar por criar um ficheiro Excel com os “custos obrigatórios”, como, por exemplo, o crédito à habitação, luz, água, internet, etc. Depois, aponte todos os gastos extras (como refeições fora de casa, comprar roupa nova, entre outros) e ficará com uma estimativa das suas despesas mensais."

6. Já ouviu falar da regra 50/30/20?

"Um bom método para conseguir delinear o seu orçamento familiar é a regra 50/30/20. Esta fórmula sugere segmentar as despesas mensais em três partes:

  • 50% do orçamento mensal deve corresponder aos gastos fixos, como mencionamos anteriormente: a renda da casa, a fatura da água e da luz, custos com alimentação e transportes, etc.
  • 30% poderá ser utilizado para despesas supérfluas, como viagens, refeições fora de casa e comprar roupa nova.
  • 20% do valor deve ser utilizado para amortizar dívidas existentes ou constituir um fundo de emergência. Assim, está sempre preparado para possíveis contrariedades no futuro."

7. Diga não ao desperdício alimentar

"A preguiça ou o desconhecimento podem levar-nos a deitar fora sobras de refeições que poderiam ser perfeitamente aproveitadas posteriormente. Dedique algum tempo a planear as refeições da semana para evitar desperdiçar alimentos e aproveite o que restar para levar de almoço no dia seguinte."

8. Considere investir as suas poupanças

"Em tempos em que a inflação não dá tréguas, como agora, o dinheiro 'parado' começa a perder valor. Isto acontece porque existe uma diminuição do poder de compra, pelo que a solução ideal é começar a investir as suas poupanças."

9. Renegociar pode ser a chave

"Muitas vezes olhamos para a renegociação de contratos como uma consequência, ou seja, encaramos como a última alternativa para evitar entrar em incumprimento. No entanto, rever as condições dos seus contratos - seja de empréstimos pessoais, créditos habitação, seguros, internet, entre outros - pode, na verdade, ajudá-lo a poupar algumas centenas de euros."

Leia Também: É assim que consegue secar a roupa na máquina de forma mais rápida

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório