Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Consumidores preveem inflação a longo prazo de 3% na zona euro

Os consumidores preveem uma inflação a longo prazo de 3% na zona euro, indica o inquérito mensal de expectativas do Banco Central Europeu de agosto, o mesmo valor estimado em julho e acima do objetivo de 2% do BCE.

Consumidores preveem inflação a longo prazo de 3% na zona euro
Notícias ao Minuto

11:00 - 07/10/22 por Lusa

Economia BCE

Os consumidores da zona euro esperam uma inflação média de 5% durante os próximos doze meses, indica o referido inquérito de agosto hoje divulgado pelo BCE, mantendo assim também as previsões a médio prazo dos consumidores de julho.

No inquérito de agosto, os consumidores estimaram que a inflação na zona euro naquele mês era de 8% (contra 7,9% no inquérito de julho).

A zona euro teve uma inflação recorde de 9,1% em agosto passado.

O BCE realiza o inquérito mensal às expectativas dos consumidores praticamente numa base mensal a cerca de 14.000 adultos na Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Itália e Países Baixos.

As perspetivas de crescimento dos consumidores para os próximos doze meses melhoraram para -1,7% (contra -1,9% no inquérito de julho).

Como resultado, também preveem que a taxa de desemprego subirá nos próximos 12 meses para 11,9% (contra 12% no inquérito de julho).

Os consumidores da zona euro também esperam que as taxas do crédito à habitação aumentem nos próximos 12 meses para 4,4% (contra 4,3% em julho), de modo que as suas expectativas para as taxas de juro são agora 1,1 pontos percentuais mais elevadas do que no início de 2022.

Também esperam que o acesso ao crédito seja mais difícil durante os próximos 12 meses, mas agora preveem que os preços das suas casas subirão.

O BCE começou a aumentar as taxas de juro em julho pela primeira vez em onze anos em meio ponto percentual, e em setembro voltou a aumentá-las em três quartos de ponto percentual, para 1,25%.

Leia Também: Recorde todos os vencedores do prémio Nobel da Paz

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório