Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Há mais uma empresa portuguesa a adotar semana de quatro dias de trabalho

Depois de ter adotado modelo de trabalho 100% remoto, a tecnológica portuguesa 360imprimir.pt afirmou decidiu avançar com a "implementação da semana de quatro dias".

Há mais uma empresa portuguesa a adotar semana de quatro dias de trabalho
Notícias ao Minuto

12:48 - 06/10/22 por Notícias ao Minuto

Economia Empresa

A empresa portuguesa 360imprimir.pt anunciou, esta quinta-feira, que decidiu adotar a semana de quatro dias de trabalho. A medida aplica-se a partir do dia 10 de outubro.

Depois de ter adotado modelo de trabalho 100% remoto, a tecnológica portuguesa afirmou em comunicado que decidiu avançar com a "implementação da semana de quatro dias".

"O modelo de 36 horas de trabalho em quatro dias por semana será implementado de forma experimental, tendo a empresa assumido um piloto de dois anos. A adesão é voluntária e a aceitação tem sido um êxito, com a adesão quase total dos seus colaboradores a este novo modelo pioneiro em Portugal", pode ler-se na nota a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

A medida vai ser monitorizada e os resultados do impacto serão divulgados a todo o mercado, através de um barómetro trimestral, refere também a empresa na nota, lembrando que "quer liderar mudança do paradigma laboral" com uma "maior conciliação" entre trabalho e vida pessoal dos seus 180 colaboradores.

"Tanto o teletrabalho, que já assumimos a 100% no passado mês de setembro, como a semana de quatro dias que estamos a implementar em outubro, trazem benefícios que acreditamos terem um impacto positivo nas pessoas e no negócio, com um aumento na satisfação e bem-estar das pessoas, sem prejudicar a produtividade e objetivos de negócio. Esta decisão é o resultado de meses de estudo, com um cuidadoso desenho de um modelo que acreditamos salvaguardar os interesses de todas as partes. Acreditamos ainda que a nossa partilha trimestral dos impactos do modelo em todas as variáveis de negócio e pessoas ajudará Gestores e Pessoas a acelerar aquele que acreditamos ser o futuro modelo de trabalho”, explica Sérgio Vieira CEO da 360imprimir.pt, citado na mesma nota. 

A 360imprimir.pt vai, deste modo, monitorizar trimestralmente o impacto destas medidas, juntamente com a Deloitte, "parceiro estratégico e que desenhou o modelo que será agora implementado".

Por cá, o Doutor Finanças, por exemplo, revelou em maio que iria voltar a testar semana de trabalho de quatro dias.

De acordo com o Dinheiro Vivo, empresas como a Xerox Portugal, Worten ou a Blip e a JLL em Portugal também já permitem aos funcionários um regime (permanente ou por um período de tempo) que permite trabalhar quatro dias por semana (ou até menos). 

Leia Também: As imagens do 'master roast' a Bruno de Carvalho

 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório