Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Antony Blinken promete investimentos dos EUA no Chile

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, prometeu hoje trabalhar para reforçar os investimentos norte-americanos no Chile independentemente do resultado do processo constituinte.

Antony Blinken promete investimentos dos EUA no Chile
Notícias ao Minuto

20:14 - 05/10/22 por Lusa

Economia EUA

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos falava numa conferência de imprensa conjunta com a ministra dos Negócios Estrangeiros chilena, Antonia Urrejola , que se seguiu a um encontro com o Presidente do Chile, Gabriel Boric, em La Moneda, a residência oficial.

Na rede social Twitter, Boric descreveu como "uma conversa muito boa" o encontro que teve com Antony Blinken, durante o qual houve demonstrações de sintonia em matérias relacionadas com o ambiente, o comércio e a situação na Venezuela.

Na conferência de imprensa conjunta com Antonia Urrejola, Blinken afirmou que estão a ser estudadas "formas de aumentar os investimentos norte-americanos" no Chile, nomeadamente no campo da energia verde, já que este país sul-americano tem demonstrado "liderança" no combate à crise climática.

A resposta de Blinken surgiu depois de ter sido questionado se o processo constitucional que o Chile tem em marcha pode afetar as intenções de investimento, tendo o chefe da diplomacia norte-americano referido que não lhe compete comentar a política chilena, pois trata-se de um assunto que diz respeito apenas ao povo chileno, mas ressalvando que "há enormes oportunidades de negócios e investimentos" no país

"A reação já é forte em termos de comércio e investimento, mas estamos convencidos e que pode aumentar e fortalecer-se ainda mais", salientou.

O Chile tem em marcha o processo para uma nova Constituição que revogue a atual, que data do tempo do ditador Augusto Pinochet, após o fracassado referende constitucional de 4 de setembro.

Sobre este mesmo tema, a ministra chilena assegurou que o Governo está "a trabalhar muito empenhadamente" para conseguir atrair investimentos de vários países, apontando como exemplo as visitas do Presidente Boric ao Canadá e aos EUA, assim como as negociações para renovar o acordo comercial com a União Europeia.

Leia Também: Estrutura do Estádio Monumental do Chile cai e provoca vários feridos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório