Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

PIB italiano cresceu 1,1% em cadeia e 5% em termos homólogos

O Produto Interno Bruto (PIB) de Itália no segundo trimestre cresceu 1,1% face ao primeiro trimestre e 5% relativamente ao mesmo período de 2021, anunciou o instituto nacional de estatística italiano (Istat).

PIB italiano cresceu 1,1% em cadeia e 5% em termos homólogos
Notícias ao Minuto

11:27 - 05/10/22 por Lusa

Economia Itália

A estimativa de crescimento do PIB publicada em 01 de setembro era também de 1,1% face ao primeiro trimestre e de 4,7% na comparação com o mesmo período de 2021.

Assim, o Istat explicou hoje que o crescimento esperado para 2022 é de 3,6%, enquanto nas contas trimestrais provisórias publicadas em 01 de setembro tinha sido de 3,5%.

Em comparação com o trimestre anterior, todos os principais agregados da procura interna recuperaram, tendo o consumo final aumentado 1,6% e o investimento 1,1%, enquanto as importações e exportações subiram 2% e 1,6%, respetivamente, acrescentou o Istat.

Registaram-se tendências económicas positivas para o valor acrescentado na indústria e nos serviços, ambas de 1,1%, enquanto a agricultura registou um declínio de 1,1%.

De acordo com a atualização do Documento de Economia e Finanças, o PIB deverá aumentar 3,3%, em comparação com os 3,1% calculados em abril, graças a um crescimento superior ao esperado no primeiro semestre do ano e descontando uma ligeira queda no segundo semestre do ano.

Leia Também: Juros da dívida de Portugal sobem a dois, cinco e 10 anos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório