Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Cerca de metade dos passes Andante de estudante da AMP por renovar

Cerca de metade dos passes de estudante do sistema Andante, da Área Metropolitana do Porto, continuam por renovar, disse à Lusa fonte oficial da entidade gestora, que prevê uma normalização da atividade nas lojas a partir de dia 16.

Cerca de metade dos passes Andante de estudante da AMP por renovar
Notícias ao Minuto

18:04 - 04/10/22 por Lusa

Economia Passes

"Comparando com o número de clientes por tipo de assinatura constata-se haver ainda uma percentagem expressiva por renovar, designadamente 49% [na] assinatura 4_18 e 54% [na] assinatura Sub23", disse hoje à Lusa fonte do Transportes Intermodais do Porto (TIP), o agrupamento complementar de empresas (ACE) que gere o sistema Andante.

Porém, o agrupamento refere que os números "não podem ser analisados de forma isolada, pois há a considerar a migração de clientes 4_18 para outros tarifários, designadamente para o Porto., disponibilizado gratuitamente pela CMP [Câmara Municipal do Porto]".

Numa altura habitualmente caracterizada pelas filas nas lojas Andante para a renovação dos perfis, o TIP adiantou à Lusa que até segunda-feira "foram renovadas 13.238 assinaturas 4_18 e 15.451 assinaturas Sub23, das quais 6.740 foram feitas 'online' para alunos da Universidade do Porto [UP]".

"As renovações online UP mais do que duplicaram relativamente a 2021 (3.023 em 2021 e 6.740 em 2022) tendo o crescimento das novas adesões atingido 83% (183 em 2021 e 334 em 2022)", segundo o TIP, que, em setembro, já tinha adiantado à Lusa a intenção de desmaterializar por completo o processo de renovação.

De acordo com o agrupamento, "foram feitos todos os esforços no sentido de alargar o sistema 'online' a outras instituições de ensino superior, o que ainda não se afigurou possível por questões de ordem técnica por parte das mesmas".

O processo de renovação dos perfis "decorre desde 1 de julho", recorda o TIP, que reforçou "o número de postos de trabalho desde final de agosto até 14 outubro (capacidade plena)" nas lojas Andante.

"Estima-se que o normal funcionamento das lojas Andante seja retomado a partir de 16 de outubro", refere o agrupamento complementar de empresas.

O TIP aumentou "o apoio às filas de espera fazendo a triagem sobre o tipo de serviço pretendido pelo cliente, por forma a evitar a permanência em fila de clientes com possibilidade de efetuar a operação noutros locais".

Segundo o agrupamento, foram também colocados "bancos e dispensadores de água em diversas lojas" e prolongado "o horário de funcionamento das lojas Andante" entre hoje e 14 de outubro.

Em 09 de setembro, fonte oficial disse à Lusa que "o objetivo final do TIP é alcançar a total desmaterialização deste procedimento, permitindo que as ações de adesão e renovação de assinaturas Andante se possam fazer integralmente 'online', através do seu portal".

À data, fonte do agrupamento disse ter "em campo várias ações com vista à mitigação do impacto" das renovações de passes presenciais, como o envio de mensagens SMS, o reforço do número de pessoal e postos de atendimento das lojas Andante, e apoio de agentes de estação, "nomeadamente da Metro do Porto", na realização de "todas as operações que não necessitem de atendimento presencial".

Leia Também: AMP negoceia com Governo comparticipação por congelamento dos passes

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório