Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Aeroporto. Mineiro Aires lidera comissão de acompanhamento

O presidente do Conselho Superior de Obras Públicas, Carlos Mineiro Aires, vai presidir à comissão de acompanhamento da Comissão Técnica Independente que vai estudar as soluções para o novo aeroporto.

Aeroporto. Mineiro Aires lidera comissão de acompanhamento
Notícias ao Minuto

18:12 - 03/10/22 por Lusa

Economia Novo aeroporto

"O presidente do Conselho Superior de Obras Públicas é o presidente da comissão de acompanhamento da Comissão Técnica Independente", confirmou Pedro Nuno Santos, referindo-se a Carlos Mineiro Aires, antigo bastonário da Ordem dos Engenheiros, depois de no domingo o Negócios ter avançado a informação.

O ministro disse que essa decisão está plasmada na resolução de conselho de ministros que foi aprovada na semana passada, acrescentado que, quando a resolução for publicada será dada a conhecer toda a composição da comissão de acompanhamento.

Questionado sobre uma ideia pré-formada de Carlos Mineiro Aires sobre uma preferência da localização de Alcochete para o aeroporto da região de Lisboa, o ministro respondeu: "A única maneira era nós não termos nenhum engenheiro português a participar no estudo".

"Num país que em 50 anos estudou 17 localizações é normal que ao longo de décadas as pessoas tenham formulado as suas opiniões", sustentou.

E à pergunta sobre se a opinião do presidente Conselho Superior de Obras Públicas poderá afetar uma decisão, Pedro Nuno Santos afirmou que "não pode afetar e nem afeta obviamente", no entanto acrescentou que "obviamente as pessoas não ignoram o histórico, nem os estudos do passado".

"Aliás, eles vão fazer parte da avaliação que será feita. Nós vamos ter uma comissão técnica independente a fazer o seu trabalho. Nós devemos esperar com tranquilidade, nós Governo, as organizações sociedade civil devem ir participantes, nós precisamos é de opiniões diferentes e do seu confronto, mas será a melhor solução", salientou o governante.

A Comissão Técnica que irá levar a cabo a avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa vai estudar cinco soluções, podendo ainda propor mais caso entenda.

Leia Também: Aeroporto. "Nenhuma localização está impedida de ser estudada"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório