Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

OPEP retoma reuniões presenciais perante medo de recessão internacional

A OPEP+, o grupo integrado pelos membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e aliados, reúne-se quarta-feira pela primeira vez presencialmente desde março de 2020, num momento em que crescem os receios de uma recessão internacional.

OPEP retoma reuniões presenciais perante medo de recessão internacional
Notícias ao Minuto

12:23 - 01/10/22 por Lusa

Economia Petróleo

Depois da emergência provocada pela pandemia de covid-19, a reunião vai decorrer em Viena e deve contar com os representantes dos 13 membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), liderados pela Arábia Saudita, e os seus 10 aliados, liderados pela Rússia, especulando-se sobre um eventual corte da produção como resposta ao arrefecimento da economia.

Ambos os valores de referência globais em bruto caíram acentuadamente desde a última reunião em setembro, oscilando em torno dos 80 dólares, muito longe dos máximos de 139,13 dólares para o Brent do Mar do Norte e 130,50 dólares para o WTI em março, no início da guerra na Ucrânia.

Antes da pandemia, os produtores encontravam-se duas vezes por ano na capital austríaca, mas desde a primavera de 2020, os 23 membros têm vindo a reunir-se todos os meses, por videoconferência, para afinar os seus objetivos face a uma procura volátil.

Na primavera de 2020, a OPEP+ tinha decidido deixado voluntariamente milhões de barris no subsolo para não inundar o mercado com petróleo que não podiam absorver por causa de confinamentos e restrições sanitárias.

Uma vez ultrapassados os confinamentos, a OPEP+ decidiu aumentar novamente a produção em 2021. Contudo, face aos receios de recessão, a aliança optou no início de setembro por uma redução dos volumes, que pode agora optar por acelerar.

Leia Também: Produção de petróleo da OPEP em agosto inferior ao acordado

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório