Meteorologia

  • 27 NOVEMBRO 2022
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 19º

Açores aumenta em 10% remuneração complementar

O Conselho do Governo dos Açores decidiu fazer uma atualização extraordinária da remuneração complementar regional em 10%, com efeitos retroativos a 01 de julho de 2022, foi hoje divulgado.

 Açores aumenta em 10% remuneração complementar
Notícias ao Minuto

18:46 - 30/09/22 por Lusa

Economia Açores

A decisão foi tomada na reunião de quinta-feira do Conselho do Governo, realizada na ilha das Flores, no âmbito da visita estatutária do executivo (PSD/CDS-PP/PPM), e comunicada hoje através do portal oficial.

A medida é justificada com a necessidade de "manter o poder de compra dos trabalhadores", tendo em conta "que, desde julho passado, o valor da inflação registado na região ultrapassou o valor da atualização da remuneração complementar regional para o ano de 2022".

De acordo com a legislação aprovada em maio de 2022 no parlamento açoriano, beneficiam de remuneração complementar os trabalhadores que exercem funções públicas na administração pública regional e local da região, cuja remuneração base seja igual ou inferior a 1.320,77 euros.

Em 20 de setembro, o secretário das Finanças, Planeamento e Administração Pública do Governo dos Açores, Duarte Freitas, prometeu um "aumento significativo" da remuneração complementar da função pública devido à inflação, sem especificar os valores do acréscimo.

Em julho, o Conselho do Governo decidiu aumentar em 10 euros o valor do Complemento para a Aquisição de Medicamentos pelos idosos (COMPAMID) e do Complemento Açoriano ao Abono de Família para crianças e jovens e apoiar com 20 euros as famílias beneficiárias da tarifa social de eletricidade criada pela República.

Leia Também: Açores com 5.669 desempregados inscritos em agosto, 70% em São Miguel

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório