Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Mário Jorge Machado reeleito presidente da Associação Têxtil e Vestuário

Mário Jorge Machado foi reeleito presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) para o período 2022-24, liderando uma lista única que propôs ainda António Falcão para presidente da assembleia-geral, foi hoje anunciado.

Mário Jorge Machado reeleito presidente da Associação Têxtil e Vestuário
Notícias ao Minuto

16:53 - 30/09/22 por Lusa

Economia Associação Têxtil e Vestuário

Sob o mote 'Reinventar o setor, construir um futuro sustentável', a lista liderada por Mário Jorge Machado saiu vencedora nas eleições realizadas na quinta-feira e integra ainda, como presidente do Conselho Fiscal, Ana Júlia Furtado, em representação da A. Sampaio & Filhos.

Como prioridades para o novo mandato, a direção eleita destaca "lutar pela defesa dos interesses do setor e das suas empresas, particularmente na melhoria das suas condições de competitividade, através dos modernos fatores críticos de competitividade, indispensáveis à diferenciação dos produtos e serviços, em concorrência global".

Algo que, considera, "nem sempre [é] bem compreendido e promovido pelo poder político, quase sempre desvalorizando o papel económico e social das empresas e dos empresários".

"Prosseguir o esforço de dar visibilidade à fileira têxtil e da moda portuguesa, no país e no exterior, enquanto setor estratégico para o país, paradigma de inovação e modernidade na tradição e igualmente fundamental para o equilíbrio da balança comercial" é outro dos desígnios da nova direção.

Também assumida é a vontade de "promover a contratação coletiva, com o objetivo de assegurar a paz social e o desenvolvimento sustentado", assim como de "reforçar a proximidade da associação aos associados e o seu papel estruturante em toda fileira têxtil".

Adicionalmente, a nova direção assume o objetivo de "desenvolver os projetos que possibilitem a realização da missão e objetivos consignados à ATP, particularmente aqueles que terão de estar alinhados com a estratégia da União Europeia".

Neste âmbito, destaca as "iniciativas destinadas à descarbonização e transição energética, à sustentabilidade e circularidade, à digitalização, à capacitação, à inovação produtiva e à internacionalização das atividades".

Os órgãos sociais da ATP eleitos para o mandato 2022/2024 integram, assim, Mário Jorge Machado (Estamparia Adalberto) como presidente da direção e Eduardo Moura e Sá (Idepa), Isabel Gonçalves Furtado (TMG), Jorge Pereira (Lipaco) e José Guimarães (Fortiustex) como vice-presidentes.

Já Alexandra Pinho (LMA), Joaquim Almeida (Têxteis J.F. Almeida), Miguel Pedrosa Rodrigues (Pedrosa & Rodrigues), Nöel Ferreira (A. Ferreira & Filhos), Paulo Melo (Somelos), Ricardo Silva (Tintex) e Rui Teixeira (Felpinter) são vogais da direção.

A assembleia-geral tem António Falcão (Têxtil António Falcão) como presidente, Constantino Silva (Lantal Textiles) como vice-presidente e António Cunha (Orfama) como secretário, enquanto o Conselho Fiscal é presidido por Ana Júlia Sampaio Furtado (A. Sampaio & Filhos) e integra, ainda, José Cardoso (O Segredo do Mar) e Pedro Alves Pereira (Alves Pereira Tapeçarias) como vogais.

Quanto ao Conselho Consultivo da ATP, passa a ser constituído por Alberto Castro, Alberto Paccanelli, António Amorim, António Saraiva, Carlos Vieira, Daniel Agis, Fátima Antunes, Fernando Ferreira, João Costa, José Manuel Castro, João Peres Guimarães, José Alexandre Oliveira, Luís Miguel Ribeiro, Luís Mira Amaral, Miguel Coelho Lima, Pedro Ferraz da Costa, Pedro Siza Vieira, Rui Miguel, Sérgio Neto e Vítor Abreu.

Leia Também: Sporting cria linha de roupa em nome da igualdade e inclusão

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório