Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Do cesto de compras ao 'cheque' de 125 euros: Os cinco números da semana

Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

Do cesto de compras ao 'cheque' de 125 euros: Os cinco números da semana
Notícias ao Minuto

08:00 - 01/10/22 por Notícias ao Minuto

Economia História da semana

Os dados divulgados esta semana pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que a subida dos preços não está a dar tréguas, uma vez que a taxa de inflação continuou a acelerar em setembro. Por outro lado, foram divulgados os números da taxa de desemprego que apontam para uma estabilização.

Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

  • Cesto de compras voltou a ficar mais caro. Preço da pescada dispara 29%

O preço de um cabaz de bens alimentares considerados essenciais aumentou 2,63 euros na última semana, entre os dias 21 e 28 de setembro, em comparação com a anterior, de acordo com uma monitorização de preços da DECO Proteste. Só o preço da pescada disparou 29% em apenas uma semana. 

  • Taxa de inflação acelera para 9,3% em setembro (é a mais alta em 30 anos)

A subida dos preços parece não ter fim à vista. Os dados preliminares divulgados na sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que a taxa de inflação terá acelerado para 9,3% em setembro, aquele que é o valor mais alto em 30 anos - desde outubro de 1992 que a taxa não era tão elevada. 

  • Taxa de desemprego mantém-se nos 6% em agosto

A taxa de desemprego manteve-se nos 6% em agosto, o mesmo valor que no mês anterior, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), na quinta-feira

  • TAP será privatizada nos próximos 12 meses. Estado poderá perder dinheiro

O primeiro-ministro disse na quinta-feira que espera que a privatização da TAP ocorra nos próximos doze meses, afirmando que "só se fosse irresponsável" é que garantiria que o Estado não irá perder dinheiro na transação, mas "espera que não".

  • Atribuição é "automática". Eis quando (e como) será pago o cheque de 125€

Os apoios de 125 euros e de 50 euros às famílias anunciados pelo Governo no pacote de medidas para compensar o impacto do aumento dos preços serão pagos por transferência bancária a partir de 20 de outubro.

Leia Também: Energia: Portugal "acompanhou todas as decisões" e quer medidas para gás

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório