Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Primeiro emprego. Quatro dicas para aumentar o profissionalismo

Quer melhorar o seu profissionalismo para progredir na carreira? Veja as dicas do Doutor Finanças.

Primeiro emprego. Quatro dicas para aumentar o profissionalismo
Notícias ao Minuto

08:30 - 02/10/22 por Notícias ao Minuto

Economia Primeiro emprego

Entrou agora no mercado de trabalho e está a ser confrontado com vários desafios? Quer aumentar o seu profissionalismo no local de trabalho? Este artigo é para si. O Doutor Finanças reuniu quatro dicas que podem ajudar os trabalhadores neste âmbito. Tome nota: 

1. Seja organizado

"A organização é um dos pilares do bom funcionamento de qualquer empresa. A nível estrutural, a organização permite que todos os departamentos e áreas da empresa funcionem corretamente, de forma produtiva e com qualidade. E enquanto trabalhador, o cenário não é diferente. A organização ajuda-o a cumprir o seu trabalho com qualidade, aumenta o seu rendimento, e facilita a gestão do seu trabalho e da sua agenda."

2. Escute ativamente e tenha atenção aos detalhes

"Por vezes, é normal que esteja mais distraído ou focado nas suas próprias tarefas. Até aqui não há nada de errado. Mas quando em contexto laboral interagem consigo, é fundamental que tenha a capacidade de escutar ativamente. Ou seja, se um cliente ou colega (independentemente da hierarquia) fala consigo, demonstra alguma preocupação ou chama a atenção para algum assunto, deve parar e prestar atenção ao que está a ser dito."

3. Desenvolva as capacidades de comunicação

"Saber comunicar corretamente é essencial na nossa vida pessoal e profissional. Esta parece uma dica básica e que qualquer trabalhador domina na perfeição. Mas isso não é verdade. Muitos trabalhadores deixam-se levar pelo seu lado emotivo, e acabam por pecar na forma como transmitem a informação aos colegas, superiores ou clientes."

4. Errar no primeiro emprego. Assuma, sem medo

"Num primeiro emprego é normal que cometa diversos erros devido à falta de experiência profissional e desconhecimento do mercado de trabalho. No entanto, errar é um processo natural ao longo da vida. É através dos erros que se abre espaço para evolução. Por isso, não tenha receio de admitir que errou ou que não percebeu algo. Ao admitir o seu erro, está a demonstrar que assume a responsabilidade por algo que não correu bem. Este tipo de comportamento também revela profissionalismo. Ao tentar desculpabilizar um erro seu, direcionando a culpa para terceiros, muitas vezes, têm o efeito contrário."

Leia Também: Anacom aprova decisão que "simplifica acesso" a condutas e postes da Meo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório