Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Taxa de inflação na zona euro chega aos 10% em setembro

A taxa de inflação anual da zona euro atingiu, em setembro, os 10,0%, face aos 9,1% de agosto, segundo uma estimativa rápida hoje divulgada pelo Eurostat.

Taxa de inflação na zona euro chega aos 10% em setembro
Notícias ao Minuto

10:07 - 30/09/22 por Lusa

Economia Inflação

O setor da energia é o que apresenta, em setembro, a taxa de inflação anual mais elevada: 40,8% face aos 38,6% de agosto.

A estimativa rápida hoje divulgada pelo gabinete oficial de estatísticas da União Europeia revela que a taxa de inflação anual - medida pelo Índice Harmonizado de Preços ao Consumidor -- continua a subir e atinge em setembro um novo máximo, de dois dígitos, no espaço da moeda única, acima dos 9,1% registados em agosto e dos 3,4% em setembro de 2021.

Analisando as principais componentes da inflação, depois da energia, a alimentação, álcool e tabaco é a que mais pesa (11,8%, face a 10,6% em agosto), os bens industriais não energéticos (5,6%, que se comparam com os 5,1% de agosto) e dos serviços (4,3%, face a 3,8% de agosto)

A taxa de inflação na zona euro tem vindo a acelerar desde junho de 2021, principalmente devido à subida dos preços da energia, e a atingir valores recorde desde novembro.

[Notícia atualizada às 10h11]

Leia Também: Taxa de inflação acelera para 9,3% em setembro (é a mais alta em 30 anos)

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório