Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Criados 9.700 novos postos de trabalho a Norte no 2.º trimestre de 2022

A população empregada no Norte aumentou 0,6% no segundo trimestre de 2022 face ao mesmo período de 2021, representando 9.700 novos postos de trabalho, indica o boletim divulgado hoje pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte).

Criados 9.700 novos postos de trabalho a Norte no 2.º trimestre de 2022
Notícias ao Minuto

10:20 - 29/09/22 por Lusa

Economia Emprego

"O mercado de trabalho do Norte continuou a crescer no 2.º trimestre de 2022, embora a um ritmo inferior ao observado nos trimestre anteriores", destaca o boletim.

No segundo trimestre deste ano, a população empregada aumentou 0,6% comparativamente ao mesmo período de 2021, traduzindo-se na criação de 9.700 novos postos de trabalho.

Apesar da "desaceleração observada", as taxas de emprego e de atividade da região "continuam a apresentar valores elevados", destaca o documento, notando que no grupo etário dos 20 aos 64 anos, a taxa de emprego se situou em 77% no período em análise (mais 0,3% do que o trimestre anterior).

Já a taxa de atividade da população dos 16 ou mais anos foi de 59,3%, valor também "ligeiramente superior ao registado no trimestre anterior (59,2%)".

O boletim destaca também que, no segundo trimestre deste ano, se assistiram a "tendências de evolução um pouco distintas" das observadas nos últimos trimestres, em particular, relativamente à população empregada no grupo etário entre os 16 e 24 anos, que aumentou "6% em termos homólogos e alterando a trajetória de queda que se verificava desde o início da pandemia".

Paralelamente, a população empregada no grupo etário dos 65 anos 89 anos passou a registar uma "variação negativa de 7,4%" comparativamente ao mesmo período de 2021, tendo, no entanto, as restantes classes etárias registado "variações homologas mais moderadas".

Quanto aos setores de atividade económica, as dinâmicas observadas no segundo trimestre de 2022 foram "semelhantes" às do trimestre anterior, com a população empregada no setor primário (agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca) e nos serviços a aumentar 4,2% e 4%, respetivamente, em termos homólogos.

Por sua vez, a população empregada no setor secundário (indústria, construção, energia e água) registou uma diminuição de 6,1% quando comparada com o mesmo trimestre do ano passado.

"As indústrias transformadoras registaram uma redução de 6,9% face ao mesmo trimestre de 2021, correspondendo à eliminação de cerca de 31.000 postos de trabalho", refere o boletim.

Nesta matéria, o documento realça ainda que os ramos de atividade da saúde humana e apoio social, bem como do comércio por grosso e a retalho e reparação de veículos tiveram um "desempenho bastante favorável" no 2.º trimestre de 2022, tendo-se observado um aumento de cerca de 16.400 e 23.100, respetivamente, da população empregada nestas atividades face ao mesmo período de 2021.

Já nas diferentes categorias profissionais, os especialistas de ativi8dades intelectuais e científicas mantiveram a sua trajetória de "afirmação", crescendo 6,4% comparativamente ao mesmo período do ano passado e passando a representar 24,9% do emprego a Norte.

O boletim Norte Conjuntura destaca também que o número de trabalhadores por conta de outrem cresceu 0,5% na região, em relação ao trimestre do ano passado, o que contrasta com um "aumento mais modesto" dos trabalhadores por conta própria, que cresceu 0,2%.

Quanto à taxa de desemprego, o documento diz ter existido um aumento ligeiro em relação ao trimestre anterior, situando-se em 5,5% no período em análise. No entanto, em comparação com o período homólogo de 2021, a taxa de desemprego a Norte diminuiu 0,8%.

"Apesar da trajetória de redução da população desempregada do Norte ao longo dos últimos trimestres, observa-se com preocupação a tendência crescente no número de desempregados de longa duração", acrescenta o boletim.

Leia Também: A taxa de desemprego e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório