Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

ANMP diz que Governo mostrou "grande abertura" para reivindicações

A presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) revelou hoje que o ministro das Finanças demonstrou "grande abertura" para acolher algumas das reivindicações das autarquias no Orçamento de Estado para 2023 (OE2023).

ANMP diz que Governo mostrou "grande abertura" para reivindicações
Notícias ao Minuto

18:44 - 28/09/22 por Lusa

Economia OE2023

"Saí da reunião com o senhor ministro das Finanças muito animada por duas razões, primeiro porque o senhor ministro conhecia muito bem os assuntos que a Associação Nacional de Municípios Portugueses apresentou e, segundo, porque manifestou grande abertura para acolher várias das propostas apresentadas", afirmou Luísa Salgueiro, em declarações à agência Lusa.

A presidente na ANMP esteve reunida na semana passada com o ministro das Finanças, Fernando Medina.

A socialista, também presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, no distrito do Porto, referiu que o ministro das Finanças tinha "estudado" todas as propostas apresentadas pela ANMP tendo, várias delas, acolhido uma "opinião favorável".

Contudo, acrescentou, ainda não havia uma decisão.

Luísa Salgueiro adiantou também que a associação vai reunir, mais uma vez, com o Ministério das Finanças para saber que reivindicações foram acolhidas.

"Foi uma reunião muito positiva em que a ANMP veio muito animada com a posição do Ministério das Finanças, mas, neste momento, ainda não temos as respostas, portanto, temos de aguardar", afirmou.

Apesar de falar num "bom sinal", a presidente da ANMP admitiu que o resultado dependerá do que for aprovado.

O rol de reivindicações por parte da ANMP é "grande" e muitas delas resultam da atual crise gerada pela guerra na Ucrânia, assumiu Luísa Salgueiro.

Entre as propostas estão a redução do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) na energia e a possibilidade de as autarquias consumirem gasóleo colorido e marcado, vulgarmente conhecido como gasóleo verde, enumerou.

Além disso, devido à inflação, Luísa Salgueiro defendeu a atualização das verbas previstas na descentralização de competências e a suspensão das regras ao limite de financiamento, para os municípios terem condições financeiras para executar o Portugal 2030 e o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) porque, caso contrário, vão ficar asfixiados.

A presidente da ANMP salientou igualmente o facto de a reunião da semana passada com o Ministério das Finanças ter sido a primeira do género "há anos".

"No último Governo não tinha havido nenhuma reunião entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses e o Ministério das Finanças, o que é algo muito positivo para nós. Aliás, temos tido da parte de vários ministros o pedido para reunir com a ANMP para fazer a articulação de políticas", frisou.

O Governo já indicou que irá entregar, na Assembleia da República, a proposta de Orçamento do Estado para 2023 no dia 10 de outubro.

Hoje, em conferência de líderes, ficou definido que o debate na generalidade do documento irá decorrer nos dias 26 e 27 de outubro, estando a votação final global do diploma marcada para 25 de novembro.

Leia Também: Sete anos depois municípios voltam a registar défice orçamental em 2021

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório