Meteorologia

  • 08 DEZEMBRO 2022
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 17º

Bancários sem complemento pedem fiscalização da constitucionalidade

Os sindicatos bancários SBC, SBN e Mais Sindicato entregaram ao Presidente da República um pedido de fiscalização sucessiva da constitucionalidade da 'marginalização' de reformados bancários no pagamento do complemento excecional de 50% para pensionistas do setor, anunciado pelo Governo.

Bancários sem complemento pedem fiscalização da constitucionalidade
Notícias ao Minuto

14:36 - 28/09/22 por Lusa

Economia Bancários

Em comunicado, hoje divulgado, Mais Sindicato, Sindicato dos Bancários do Centro (SBC) e Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro de Portugal (SBN) informam terem entregado na terça-feira à Presidência da República um pedido de fiscalização sucessiva do pacote legislativo de mitigação da inflação, "atendendo à sua previsível inconstitucionalidade por não incluir a totalidade" dos bancários reformados.

A ida a Belém, explicam no documento, inseriu-se no âmbito da luta dos sindicatos dos bancários "contra a discriminação dos seus reformados e pensionistas face a uma medida legislativa anunciada como universal", mas que deixa de fora alguns.

No pedido ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os sindicatos explicam que reformados que beneficiam do Regime Geral, ou de um sistema por este reconhecido como parte integrante do sistema de Segurança Social, ficam "excluídos da aplicação de um mecanismo aplicável a todos os reformados desse sistema".

Os sindicatos apelam, assim, a uma fiscalização sucessiva, prevista na Constituição, do pacote legislativo de mitigação da inflação, "atendendo à sua previsível" inconstitucionalidade face à interpretação e aplicação, nomeadamente, da tutela da Segurança Social.

Leia Também: Processo de atualização das pensões não foi conduzido "da melhor forma"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório