Meteorologia

  • 27 NOVEMBRO 2022
Tempo
18º
MIN 8º MÁX 19º

"Não consigo usar outra palavra para o que estamos a fazer: revolução"

O ministro das Infraestruturas considera que o Governo está a fazer uma "revolução" no setor da ferrovia, depois de vários anos de desinvestimento. O Executivo quer que "mais pessoas escolham o transporte coletivo e deixem o carro em casa".

"Não consigo usar outra palavra para o que estamos a fazer: revolução"
Notícias ao Minuto

11:08 - 28/09/22 por Notícias ao Minuto

Economia Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, sublinhou, esta quarta-feira, que o Governo está a realizar uma "revolução" no transporte ferroviário, depois de vários anos de desinvestimento neste setor. 

"Depois de décadas de desinvestimento, de encerramento de linhas e de prioridade à rodovia e ao transporte individual, que nos trouxeram uma enorme dependência do automóvel, não consigo mesmo usar outra palavra para descrever o que estamos a fazer: revolução", disse o ministro, na apresentação da nova linha de alta velocidade entre Lisboa e o Porto. 

"Esta revolução teve um primeiro momento de recuperação e estabilização. Era preciso travar a queda", explicou o ministro das Infraestruturas, elencando alguns dos passos já realizados pelo Governo na ferrovia. "Os resultados estão aí", disse o ministro, reiterando que há já carruagens recuperadas a circular. 

"Esta transformação começa pela forma como vemos o transporte ferroviário numa sociedade moderna. O que todos desejamos e aquilo para que trabalhamos é para que mais pessoas escolham o transporte coletivo e deixem o carro em casa. O comboio é a peça central de qualquer rede de transportes coletivos", acrescentou, sublinhando que é preciso dar "confiança" às pessoas.

O Governo apresentou, esta quarta-feira, o traçado e desenvolvimento da linha ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e o Porto. No âmbito deste projeto, o Executivo divulgou um conjunto de nove perguntas e respostas. Porque é necessária uma nova linha ferroviária entre o Porto e Lisboa? Quanto vai custar e quando estará pronta? Quanto vão custar os bilhetes? Esclareça aqui as suas dúvidas

Leia Também: Nove perguntas e respostas sobre a linha de alta velocidade Porto/Lisboa

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório