Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

PS/Açores quer ouvir presidente da SATA sobre "agravamento das contas"

O PS/Açores pediu hoje a audição urgente da secretária do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas do governo açoriano e do presidente da SATA na Assembleia Regional, devido ao "agravamento das contas" da companhia aérea.

PS/Açores quer ouvir presidente da SATA sobre "agravamento das contas"
Notícias ao Minuto

21:05 - 26/09/22 por Lusa

Economia Sata

Em comunicado, os socialistas avançam que submeteram um requerimento para uma "audição urgente" na comissão de Economia do parlamento açoriano da secretária regional Berta Cabral e do presidente do conselho de administração da SATA, Luís Rodrigues, sobre o "agravamento das contas da companhia".

Os socialistas evocam os dados do primeiro semestre do ano da Azores Airlines (empresa do grupo responsável pelas ligações do arquipélago com o exterior), "que evidenciam um agravamento dos prejuízos de 36,6 para 47,7 milhões de euros, quando comparados com o primeiro semestre de 2021".

O PS alerta que aqueles dados "contrariam as notícias que foram tornadas públicas de que a empresa estaria em recuperação" e podem "colocar em causa" o "cumprimento" do plano de reestruturação da SATA.

Segundo o partido, o "requerimento foi aprovado por maioria, apesar dos votos desfavoráveis do PSD e CDS-PP".

Na sexta-feira, também o BE/Açores alertou que as contas da companhia aérea SATA mostram "um prejuízo de 47,7 milhões de euros relativo à Azores Airlines" e que "houve uma diminuição significativa dos resultados positivos na SATA Air Açores".

A 01 de agosto, foi anunciado que o grupo SATA obteve no primeiro semestre receitas consolidadas de 107,9 milhões de euros, um crescimento de 51,4% em relação ao mesmo período de 2021 e de 15,2% em relação ao mesmo período de 2019.

Numa nota enviada às redações, a companhia aérea açoriana informou que este valor "passa a constituir o melhor primeiro semestre em termos de receita desde que há registos consolidados".

Os números assinalam "a recuperação do tráfego pós-pandemia" de covid-19 e, por consequência, a "recuperação da atividade turística, fundamental para a Região Autónoma dos Açores", sublinhou então a companhia.

O grupo, que integra a SATA Air Açores (responsável pelas ligações aéreas entre as nove ilhas) e a Azores Airlines (ligações de e para fora do arquipélago), revelou também que o número de passageiros transportados pelas companhias "duplicou em relação ao primeiro semestre de 2021 e ficou apenas 2,3% abaixo do primeiro semestre de 2019".

Leia Também: PAN/Açores defende criação de regime jurídico do património arbóreo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório