Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Sentimento económico na Alemanha deteriora-se em setembro

O sentimento económico na Alemanha deteriorou-se consideravelmente em setembro, com o índice de clima empresarial do ifo a cair para o valor mais baixo desde maio de 2020, foi hoje anunciado.

Sentimento económico na Alemanha deteriora-se em setembro
Notícias ao Minuto

10:28 - 26/09/22 por Lusa

Economia Ifo

Num comunicado hoje divulgado, o instituto alemão ifo afirma que o índice de clima empresarial caiu para 84,3 pontos em setembro, contra 88,6 pontos em agosto.

O declínio do sentimento económico está a afetar os quatro setores da economia, com as empresas a avaliarem os seus negócios atuais como claramente piores.

O pessimismo em relação aos próximos meses cresceu, tendo no comércio a retalho as expectativas caído para um valor mínimo.

A economia alemã está a entrar em recessão, considera o ifo.

Na indústria transformadora, o índice caiu em todos os setores, estando as empresas menos satisfeitas com os seus negócios atuais e definitivamente preocupadas com os próximos seis meses.

A última vez que as expectativas foram tão pessimistas foi em abril de 2020.

As encomendas caíram ainda mais que nos meses precedentes.

No setor dos serviços, o índice de clima empresarial recuou, com as avaliações da situação atual significativamente piores.

As empresas também esperam uma deterioração ainda mais acentuada nos próximos meses e a indústria hoteleira está a preparar-se para tempos particularmente difíceis.

No comércio, o clima empresarial voltou a piorar e pela primeira vez desde fevereiro de 2021, a situação empresarial está de novo em território negativo. As expectativas também pioraram.

O índice na construção enfraqueceu visivelmente, com as empresas menos satisfeitas com a sua situação atual e as expectativas mais pessimistas do que no mês anterior.

Leia Também: Scholz enfrenta "longo caminho" para reforçar liderança, dizem analistas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório