Moody's melhora perspetiva de evolução da Caixa Hipotecária da UEMOA

A agência de notação financeira Moody's decidiu hoje manter o 'rating' da Caixa Regional de Refinanciamento Hipotecário da União Económica e Monetária da África Ocidental (CRRH-UEMOA) em Ba2 e melhorar a perspetiva de evolução, de Negativa para Estável.

Moody's

© shutterstock

Lusa
23/09/2022 19:00 ‧ 23/09/2022 por Lusa

Economia

CRRH-UEMOA

"A perspetiva de evolução estável reflete o levantamento das sanções económicas e financeiras impostas ao Governo do Mali, o que reduziu os riscos operacionais e financeiros" do banco, escrevem os analistas da Moody's.

O CRRH-UEMOA é uma entidade financeira regional criada em 2010, sedeada no Togo, com operações em toda a União Económica e Monetária do Oeste Africano (UEMOA), que engloba a Guiné-Bissau, e que atua como um veículo de refinanciamento das hipotecas.

A ação de 'rating' de hoje, que se segue à mudança na perspetiva de evolução do Mali, de Negativa para Estável, é uma consequência do levantamento das sanções ao Mali por parte da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da UEMOA, em janeiro, já que "o levantamento das sanções nos pagamentos transfronteiriços reduz os riscos de liquidez e de crédito enfrentados pelo sistema bancário do Mali, ao qual o CRRH-UEMOA tem uma exposição direta", explica a Moody's.

A decisão desta agência de notação financeira de mudar a perspetiva de evolução, de negativa para estável, "também reflete a avaliação de que a robustez do ambiente operacional do CRRH-UEMOA permanece relativamente inalterado face à resiliência do desempenho financeiro", lê-se ainda no comunicado.

A UEMOA é uma comunidade económica regional que foi criada em 1994 e engloba oito países: Benim, Burkina Faso, Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Mali, Níger, Senegal e Togo.

Leia Também: Moody's melhora perspetiva do Mali mas mantém 'rating' no 'lixo'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas