Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Sindicatos da banca pedem proposta para atualização salarial no Montepio

Três sindicatos bancários insistiram hoje na atualização salarial para os trabalhadores do Montepio, apontando que "é urgente obter uma proposta" da administração para responder "às dificuldades dos trabalhadores", indicando que ponderam "o recurso a outros mecanismos".

Sindicatos da banca pedem proposta para atualização salarial no Montepio
Notícias ao Minuto

11:09 - 22/09/22 por Lusa

Economia Montepio

urgente obter uma proposta da Administração do Montepio que seja efetivamente uma resposta às dificuldades dos trabalhadores (e suas famílias), que em muito têm contribuído para a recuperação do banco e para o retorno aos lucros, que se verificaram em 2021, mas principalmente no primeiro semestre deste ano", refere o comunicado conjunto assinado pelos sindicatos Mais, Sindicato dos Bancários do Centro (SBC) e Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro de Portugal (SBN), hoje divulgado.

De igual forma, os três sindicatos apontam que vários bancos aplicaram já medidas de apoios às famílias para "mitigar o impacto do aumento da inflação".

Nesse sentido, defendem que o Montepio, atendendo à "sua génese mutualista, não pode deixar de considerar as dificuldades que os seus trabalhadores estão a ter para fazer face ao rápido aumento do custo de vida".

Segundo Mais, SBC e SBN, os trabalhadores do Montepio são "os únicos bancários sem aumentos salariais desde 2020".

Em junho de 2022, o Montepio propôs um aumento de 0,2% para 2021 e, para este ano, aumentos de 1,5% até ao nível seis, 1% para os níveis sete a nove, 0,75% para os níveis 10 a 12 e 0,5% para os níveis 13 a 18.

A proposta foi rejeitada pelos sindicatos, que entenderam que era "uma injustiça para os trabalhadores do banco face aos restantes bancários" e que continuam "até agora sem resposta".

"Perante a falta de vontade negocial do Montepio, Mais, SBC e SBN consideram existir bloqueio do processo, pelo que ponderam o recurso a outros mecanismos, dos quais brevemente darão conhecimento aos associados", concluem os três sindicados.

Leia Também: Tomás Correia confessa "desgosto" por processo "injusto" que chega ao fim

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório