Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Reserva Federal anuncia nova subida de 75 pontos base na taxa de juro

A Reserva Federal norte-americana (Fed) anunciou hoje uma subida de 75 pontos base na sua taxa de juro, um aumento idêntico ao que tinha decidido nas duas últimas reuniões.

Reserva Federal anuncia nova subida de 75 pontos base na taxa de juro
Notícias ao Minuto

19:28 - 21/09/22 por Lusa

Economia Reserva Federal

Este é o quinto aumento desde março e a taxa dos fundos federais fica agora entre 3% e 3,25%, o nível mais alto dos últimos 14 anos.

O banco central norte-americano indicou em comunicado, após uma reunião de dois dias, que "antecipa que outros aumentos adicionais serão necessários em 2022" face a uma inflação que tem continuado elevada e se revela persistente.

Nas novas previsões que divulgou, a Fed indicou que prevê agora um crescimento económico quase nulo em 2022 (+0,2%) quando em junho antecipava 1,7%.

Em relação à inflação, o banco central espera que fique em 5,4% este ano, ligeiramente acima da previsão anterior, que era de 5,2%.

Esta terceira subida consecutiva de 75 pontos surge dias após ter sido anunciado que em agosto a inflação nos Estados Unidos ficou acima do previsto, com o índice de preço CPI a avançar 8,3% em termos homólogos.

Em março, a Fed começou por anunciar uma subida de 25 pontos base, em maio houve um aumento de 50 pontos base e nas reuniões de junho e julho as subidas foram de 75 pontos base.

Esta subida da taxa de referência leva a um aumento dos juros dos créditos a particulares e empresas, com o objetivo de abrandar a atividade económica e aliviar a pressão sobre os preços.

Em relação às previsões para 2023, a Fed antecipa um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,2% (contra 1,7% nas anteriores previsões, em junho) e prevê que a inflação recue para 2,8% no próximo ano (contra 2,6% anteriormente).

Em relação à taxa de desemprego, que está em 3,7%, deverá aumentar ligeiramente sob o efeito da subida das taxas de juro para 3,8% em 2022 (3,7% nas previsões de junho), antes de atingir 4,4% em 2023 (contra 3,9% em junho).

[Notícia atualizada às 20h02]

Leia Também: Wall Street fecha em baixa à espera da subida da taxa de juro pela Fed

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório