Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Falar de dinheiro é tabu? Sete em cada 10 evitam pedir aumentos salariais

Um estudo da fintech Pleo revela que quase sete em cada 10 (70%) profissionais evitam pedir aumentos salariais, com mais de metade dos colaboradores (60%) a admitirem que é stressante fazê-lo. 

Falar de dinheiro é tabu? Sete em cada 10 evitam pedir aumentos salariais
Notícias ao Minuto

08:05 - 21/09/22 por Notícias ao Minuto

Economia Salários

Falar sobre dinheiro e salários no local de trabalho é um tabu? Um estudo da fintech Pleo revela que quase sete em cada 10 (70%) profissionais evitam pedir aumentos salariais, com mais de metade dos colaboradores (60%) a admitirem que é stressante fazê-lo. 

"Falar de questões financeiras continua a ser um tabu cultural e profissional nos dias de hoje. Conversas salariais poderão ser um pouco mais complexas, pois devemos ter em conta a formação e experiência do profissional", diz Álvaro Dexeus, Head of Southern Europe da Pleo, citado num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

O estudo revela ainda que negociar o salário no início de uma experiência profissional nova é também uma fonte de stress para 55% dos inquiridos.

Segundo os resultados da análise, que teve por base um inquérito realizado a 6.000 trabalhadores europeus, até na gestão e declaração de despesas há incómodo por parte dos colaboradores em abordar o tema, com 47% a afirmar que este momento causa stress.

Outra curiosidade é que quase 54% dos profissionais revelam que também gera incómodo o facto de ter de pedir de volta o dinheiro emprestado a um colega que pagou o café. Mais de metade (63%) acabam mesmo por evitar pedir este dinheiro. 

Leia Também: Ucrânia: Conselho da UE adota apoio adicional urgente de 5 mil milhões

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório