Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Programa Metamorfose quer apoiar mais de 50 mil empresas

A Associação Business Roundtable Portugal (Associação BRP) apresentou hoje o programa Metamorfose, em parceria com o Instituto Português de Corporate Governance (IPCG), uma iniciativa de 'corporate governance' que pretende apoiar mais de 50 mil empresas.

Programa Metamorfose quer apoiar mais de 50 mil empresas
Notícias ao Minuto

12:37 - 19/09/22 por Lusa

Economia Empresas

Este programa é composto "por três ferramentas práticas e evolutivas -- um guia de boas práticas, um 'scoring' e uma bolsa de conselheiros" e "espera atingir mais de 50.000 empresas que, conseguindo ganhar escala, poderão contribuir para o desenvolvimento social do país", de acordo com um comunicado hoje divulgado.

"A falta de escala e o problema da baixa produtividade do tecido empresarial português são temas que Portugal debate há largos anos e urge uma mudança deste paradigma para que seja efetivamente possível transformar o país e torná-lo mais próspero", referiu António Rios de Amorim, vice-presidente e líder do grupo de trabalho Empresas da Associação BRP, citado na mesma nota.

Assim, nos últimos meses, "a Associação BRP tomou a iniciativa de ouvir diversos especialistas do meio académico e empresarial" para ajudar "a compreender as razões que justificam a falta de escala das empresas portuguesas e a conclusão é que seria necessário acelerar a profissionalização da gestão das PME e robustecer as estruturas de 'governance' que, nestas organizações, podem constituir uma barreira que impede as empresas de crescerem e se tornarem grandes", concluiu o mesmo responsável.

Segundo o comunicado, "a primeira ferramenta disponível do Programa Metamorfose consiste num Guia de Boas Práticas de Governance, que "identifica um conjunto de 68 medidas e recomendações práticas que devem ser adotadas de forma evolutiva pelas empresas tendo em vista a evolução do modelo de gestão e o reforço das estruturas de 'governance'".

Paralelamente, "outra das ferramentas apresentadas, que estará brevemente disponível, consiste num modelo de 'scoring' que permitirá às PME medirem o seu grau de maturidade em matéria de 'governance', conhecerem os seus pontos fortes e fracos, e compararem a sua avaliação com os resultados do setor e com empresas de dimensão ou estágio de maturidade similares".

Por fim, "a Associação BRP constituiu uma bolsa de conselheiros, formada, desde já, por mais de 40 quadros superiores e executivos das suas empresas, que, em pleno respeito pela lei e boas práticas da concorrência, estarão disponíveis para desafiar e apoiar as equipas de gestão das PME interessadas em participar, e trazer uma visão externa e independente", indicou.

A Associação Business Roundtable Portugal é composta por 42 líderes de empresas e grupos empresariais "relevantes pelo seu valor acrescentado, emprego, investimento e contributo genérico para Portugal", explicou.

Leia Também: Duarte Cordeiro: "Nós intervimos já no mercado, não lhe chamamos é taxa"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório