Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Vale de 50€ por filho pago pela Seg. Social? Confirme o agregado familiar

Para beneficiários de abono de família e para os menores de 18 anos que estejam registados em agregados na Segurança Social -  o apoio é pago pela Segurança Social, através de transferência bancária. Saiba o que deve fazer.

Notícias ao Minuto

08:57 - 19/09/22 por Notícias ao Minuto

Economia Apoios sociais

O Governo decidiu atribuir a todas as famílias, independentemente do rendimento, um pagamento extraordinário de 50 euros por cada descendente até aos 24 anos que tenham a seu cargo. Neste âmbito, nos casos em que o apoio é pago pela Segurança Social, os beneficiários devem confirmar o agregado familiar.

Na prática, há duas situações

  1. Para dependentes de trabalhadores que tenham entregue IRS relativo ao ano de 2021 - o apoio é pago como reembolso de IRS pela Autoridade Tributária (AT), devendo confirmar junto da AT o seu IBAN;
  2. Para beneficiários de abono de família e para os menores de 18 anos que estejam registados em agregados na Segurança Social -  o apoio é pago pela Segurança Social, através de transferência bancária, devendo confirmar o IBAN junto da segurança social.

Neste segundo caso, explica o Instituto da Segurança Social (ISS), "deve ainda confirmar o agregado familiar através da Segurança Social Direta, no menu 'Família', opção 'Agregado e Relações Familiares'". Veja o vídeo em cima e saiba como atualizar o agregado familiar

A quem se destina o apoio de 50 euros?

De acordo com o ISS, este apoio destina-se a todos os dependentes em sede de IRS, aos beneficiários de abono de família e aos menores de 18 anos que estejam registados em agregados na Segurança Social.

Será feito um "pagamento único no mês de outubro".

Leia Também: Gasóleo fica mais barato hoje, mas continua mais caro do que a gasolina

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório