Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Taxar lucros extraordinários? "Governo não tem nenhuma posição fechada"

O ministro das Finanças diz que o "Governo não tem nenhuma posição fechada sobre nenhum mecanismo de tributação em particular que venha a ser coordenado no espaço europeu".

Taxar lucros extraordinários? "Governo não tem nenhuma posição fechada"
Notícias ao Minuto

10:59 - 16/09/22 por Notícias ao Minuto

Economia Fernando Medina

O ministro das Finanças, Fernando Medina, disse esta sexta-feira no Parlamento que o Governo não tem uma posição fechada relativamente à possibilidade de taxar os lucros extraordinários, conforme propôs a Comissão Europeia. 

"O Governo não tem nenhuma posição fechada sobre nenhum mecanismo de tributação em particular que venha a ser coordenado no espaço europeu", disse o ministro das Finanças, no Parlamento. 

Medina lembrou ainda que o Governo português "foi o primeiro", em conjunto com Espanha, da zona euro a "aplicar mecanismos que passam para os consumidores lucros" das empresas de energia. 

Também o ministro da Economia, António Costa Silva, disse na quinta-feira que Portugal está em diálogo com a Comissão Europeia relativamente à decisão de taxar os lucros extraordinários das empresas e admite que esta medida pode mesmo chegar a outros setores. Ainda assim, sublinha que é necessário algum cuidado. 

A Comissão Europeia propôs, na quarta-feira, uma taxação de 33% sobre os lucros extraordinários das empresas de petróleo, gás, carvão e refinaria, cujas receitas deverão ser "cobradas pelos Estados-membros e redirecionadas para os consumidores de energia", para aliviar preços.

Contas da Comissão Europeia revelam que esta medida poderia resultar num total de 25 mil milhões de euros para os Estados-membros.

[Notícia atualizada às 11h07]

Leia Também: Taxar lucros extra? "Estamos em diálogo com a Comissão Europeia"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório