Meteorologia

  • 05 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 16º

BdP alerta para entidades sem habilitação para conceder crédito

Esteja atento e não se deixe enganar!

BdP alerta para entidades sem habilitação para conceder crédito
Notícias ao Minuto

10:19 - 13/09/22 por Notícias ao Minuto

Economia Crédito

O Banco de Portugal (BdP) alertou, esta terça-feira, que as entidades Prime Press Unipessoal, Lda. (NIPC 515161381) e Daniel Filipe Gonçalves Martins (NIF 229027113) não têm autorização para exercer atividade financeira em Portugal

"O BdP adverte que a Prime Press Unipessoal, Lda. (NIPC 515161381) e Daniel Filipe Gonçalves Martins (NIF 229027113), atuando por si só ou através das  designações comerciais “Agência Prime”, “Agência Prime Unipessoal, Lda.”, “Smile Crédito” e “Smile Crédito Pessoal”, não se encontram habilitados a exercer, em Portugal, qualquer atividade financeira reservada às instituições sujeitas à supervisão do Banco de Portugal, nomeadamente, a concessão, intermediação e consultoria sobre contratos de crédito", adianta, em comunicado

A Prime Press Unipessoal, Lda., desmentiu, ao Notícias ao Minuto, exercer tais atividades, alegando incorreção na nota do supervisor da banca. Após pedido de esclarecimento do Notícias ao Minuto, o BdP mantém o comunicado. "O alerta do Banco de Portugal, à semelhança de todos os alertas emitidos, visa esclarecer o público de que a Prime Press Unipessoal, Lda. e Daniel Filipe Gonçalves Martins não se encontram autorizados para o exercício da atividade de intermediação e consultoria sobre contratos de crédito, atividade reservada apenas a entidades habilitadas. (...) Como tal, o presente alerta não constituiu qualquer erro que justifique qualquer retificação", respondeu o regulador.

A atividade de concessão de crédito e as atividades de intermediação e de consultoria de crédito estão "reservadas às entidades habilitadas a exercê-las", sublinha o BdP.

A lista de entidades autorizadas pode ser consultada aqui

Publicação de Direito de Resposta ao abrigo do artigo 24º da Lei de Imprensa:

"Prime Press Unipessoal, Lda e Daniel Filipe Gonçalves Martins vêm, ao abrigo do disposto nos artigos 24.º e 25.º da Lei de Imprensa, exercer o seu Direito de Resposta, o que fazem nos seguintes termos e fundamentos:

No transato dia 13 de setembro de 2022 foi publicada uma peça jornalística intitulada “BdP alerta para entidades sem habilitação para conceder crédito”, a qual tem como visados Prime Press Unipessoal, Lda e Daniel Filipe Gonçalves Martins.
Ora, a Prime Press Unipessoal Lda e Daniel Filipe Gonçalves Martins em momento algum exerceram as atividades de concessão, intermediação ou consultoria de crédito e estão plenamente conscientes de que não se encontram habilitados para tal junto do Banco de Portugal.
Sucede que, a sua atividade consiste apenas e tão só em ações de marketing e campanhas de captação de Leads para as entidades de intermediação de crédito com quem celebrou contratos, as quais se encontram habilitadas junto do Banco de Portugal e que são expressamente identificadas na sua plataforma online.
Tal foi prontamente transmitido e comprovado ao Banco de Portugal, aguardando-se a retirada do comunicado do seu site.
Nesse sentido, a publicação da referida peça jornalística deturpa a realidade factual, visando apenas a humilhação pública de uma entidade que exerce e sempre exerceu uma atividade lícita."

[Notícia atualizada às 11h10 de 6 de outubro]

Leia Também: Reino Unido. Portugueses mais preocupados com economia do que com realeza

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório