Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Défice ajustado de medidas temporárias atinge os 5,3%

O défice ajustado das medidas temporárias e não recorrentes foi de 8.701 milhões de euros, ou 5,3% do Produto Interno Bruto (PIB), um desempenho para o qual "a despesa não contribuiu", segundo o Conselho de Finanças Públicas.

Défice ajustado de medidas temporárias atinge os 5,3%
Notícias ao Minuto

11:22 - 22/04/14 por Lusa

Economia OE2013

De acordo com a análise do CFP à conta das administrações públicas de 2013, em contas nacionais, este desempenho representou uma melhoria de 0,7 pontos percentuais do PIB em 2012, tendo sido, no entanto, a "melhoria anual menos expressiva do último triénio, o que em boa parte se explica pela reposição dos subsídios aos trabalhadores e pensionistas".

Este desempenho deveu-se ao "elevado contributo da receita", mas, por oposição, "a despesa não contribuiu para a correção do desequilíbrio orçamental, devido ao comportamento desfavorável da despesa corrente primária, particularmente no segundo semestre", escreve a entidade liderada por Teodora Cardoso.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), na primeira notificação do ano enviada a Bruxelas ao abrigo do Procedimento dos Défices Excessivos, o défice orçamental fixou-se nos 4,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2013.

Em contas nacionais, a ótica que conta para Bruxelas, o défice orçamental ascendeu aos 8.121,7 milhões de euros, o equivalente a 4,9% do PIB, abaixo do valor inscrito no Orçamento do Estado para 2014, que apontava para um défice de 5,9% em 2013, segundo o INE.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório