Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Aprovados 150 milhões para o programa Interreg Espaço Atlântico

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) anunciou hoje que a Comissão Europeia aprovou o programa Interreg Espaço Atlântico 2021-2027, o único de cooperação transnacional gerido em Portugal, dotando-lhe 150 milhões de euros.

Aprovados 150 milhões para o programa Interreg Espaço Atlântico
Notícias ao Minuto

14:38 - 10/09/22 por Lusa

Economia Comissão Europeia

"Dotado de um orçamento de, aproximadamente, 150 milhões de euros de Fundos Europeus, o programa Espaço Atlântico tem como objetivo apoiar projetos e investimentos de cooperação das 25 regiões da fachada atlântica comunitária, de Portugal, Espanha, França e Irlanda", pode ler-se numa nota da CCDR-N enviada à Lusa.

De acordo com a comissão presidida por António Cunha, a decisão de Bruxelas foi confirmada formalmente na sexta-feira.

"Trata-se do único programa europeu de cooperação transnacional gerido em Portugal, tendo como entidade gestora a CCDR-Norte", refere a comissão nortenha em comunicado.

A CCDR-Norte detalha que "os projetos a financiar serão realizados em parceria entre organizações públicas e privadas -- como regiões, universidades, centros de ciência e inovação, empresas e associações, entre outras".

O objetivo é "promover a sustentabilidade e competitividade da fachada atlântica, através de investimentos nas áreas da 'Inovação Azul e Competitividade', 'Ambiente Azul', 'Turismo Sustentável e Cultura' e 'Governança do Espaço Atlântico'.

"Esta aprovação constitui um voto de confiança no novo programa e na CCDR-Norte, enquanto instituição com as responsabilidades de gestão. É dado também um passo fundamental para o lançamento dos primeiros concursos a breve prazo", disse o presidente da CCDR-Norte, António Cunha, citado no comunicado.

O lançamento internacional da nova edição do programa de cooperação Interreg Espaço Atlântico, para o horizonte até 2027, terá lugar a 29 de setembro, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, segundo a CCDR-Norte.

Leia Também: Bruxelas pede prudência orçamental em "período intensamente exigente"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório