Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Lucros da Glintt crescem 21,5% no primeiro semestre para 1,68 milhões

Os lucros da tecnológica Glintt cresceram 21,5% no primeiro semestre deste ano, para 1,68 milhões de euros, tendo aumentado o volume de negócios na área internacional, adiantou a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Lucros da Glintt crescem 21,5% no primeiro semestre para 1,68 milhões
Notícias ao Minuto

22:01 - 09/09/22 por Lusa

Economia Glintt

De acordo com a mesma nota, "o volume de negócios consolidado da Glintt no 1.º semestre de 2022 ascendeu a 56,3 milhões de euros, que comparado com os 50,8 milhões de euros verificados no período homólogo de 2021 representa um crescimento de 10,8%".

Assim, "o crescimento do volume de negócios no mercado nacional foi de 4%, tendo o mercado internacional registado um crescimento de 32%", referiu, explicando que "este aumento no mercado internacional resulta quer da contribuição das duas empresas adquiridas em 2021 em Espanha -- Concep e Farmatools --, quer de crescimento orgânico nas áreas de Farmácia e da Nexllence".

Na mesma nota, o grupo indicou que nos primeiros seis meses de 2022 obteve um resultado operacional bruto (EBITDA) de cerca de 9,4 milhões de euros, o que "representa um aumento de 18,1%, face ao período homólogo de 2021", destacando que esta performance "resulta não só do aumento do volume de negócios verificado, mas também da melhoria na margem EBITDA (de 15,6% para 16,7%), fruto do forte empenho da Glintt na obtenção de maior eficiência operacional e da melhor adequação da oferta comercial aos clientes".

Assim, no primeiro semestre de 2022, os resultados líquidos da Glintt ascenderam a 1,686 milhões de euros, "representando um crescimento de 21,5% face a igual período de 2021", indicou, garantindo que, "para este resultado, contribuiu essencialmente a melhoria na margem operacional".

A empresa revelou ainda que "mantém uma estrutura de capitais em linha com os anos anteriores, o que se reflete num rácio de autonomia financeira de 40,7%".

"A dívida líquida do grupo a 30 de junho de 2022 ascendia a cerca de 39,7 milhões de euros, traduzindo uma redução de 2,9 milhões de euros face a 31 de dezembro de 2021 (42,6 milhões de euros)", referiu também o grupo.

A empresa explicou que "o início do ano de 2022 trazia a expectativa de um retomar do crescimento económico nos mercados onde a Glintt atua -- Portugal e Espanha, após dois anos marcados pela pandemia da covid-19", mas "estes primeiros seis meses do ano foram marcados pela instabilidade dos mercados financeiros, assistindo-se a aumentos da inflação e das taxas de juro".

Por outro lado, "o início do confronto militar originado pela invasão do território da Ucrânia pela Rússia, iniciado a 24 de fevereiro, marcou o primeiro semestre de 2022, aumentando o clima de instabilidade e incerteza na evolução do conflito e as possíveis consequências para a economia mundial".

Ainda assim, "e com a informação disponível à data, não se perspetivam, neste momento, impactos diretos negativos relevantes na atividade da Glintt, apesar de ser expectável uma diminuição do crescimento económico face às expectativas do início do ano".

Leia Também: Galp. Distribuição de dividendo intercalar de 0,26 cêntimos por ação

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório