Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Coldplay em Coimbra? Evento "é claramente uma mais-valia", diz a AHRESP

A AHRESP ainda não dispõe de dados sobre a procura por alojamentos para maio de 2023, mas espera-se que seja maior em comparação com maio de 2022. Perante este acréscimo do lado da procura, é provável que se assista a um "ajuste de preços". 

Coldplay em Coimbra? Evento "é claramente uma mais-valia", diz a AHRESP
Notícias ao Minuto

07:44 - 30/08/22 por Beatriz Vasconcelos

Economia AHRESP

Os Coldplay vão dar quatro concertos em Coimbra, em maio do próximo ano, e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) considera que a realização deste tipo de eventos é uma mais-valia para o setor, prevendo que a procura será superior, nessa altura, em comparação com maio deste ano. Perante este acréscimo, é provável que se assista a um "ajuste de preços". 

"É claramente uma mais-valia. A realização de eventos, e em particular eventos de grande dimensão, é sempre uma importante mais-valia para as atividades económicas dos locais onde esses eventos são realizados. Uma iniciativa que mobiliza milhares de pessoas – como é o caso dos concertos dos Coldplay – é particularmente relevante para as economias locais, em particular para restauração, similares e do alojamento turístico", disse a secretária-geral da AHRESP, em declarações ao Notícias ao Minuto

A AHRESP ainda não dispõe de dados sobre a procura por estabelecimentos de alojamento para as datas dos concertos, mas "tratando-se de um evento de grande dimensão, podemos apostar que, e provavelmente, o mês de maio de 2023 terá uma maior procura do que o mês de maio de 2022, ou seja, teremos sempre, e em termos de análise comparativa, boas notícias". 

"Seja como for, não temos dados concretos nesta altura, estamos a falar de quatro concertos entre 17 e 21 de maio de 2023. A esta esta distância temporal não temos esses dados e há ainda imensos fatores externos que não controlamos", acrescentou Ana Jacinto. 

É expectável que se assista a um ajuste dos preços

Relativamente aos preços dos alojamentos, deveremos assistir à lei da oferta e da procura: "Tradicionalmente, quando há um aumento de procura, o mercado tende a ajustar o preço em alta. Tratando-se de um evento que levará dezenas de milhares de pessoas a Coimbra, não só na cidade, como na região, é expectável que se assista a um ajuste dos preços", sublinha a secretária-geral da AHRESP.

A banda de Chris Martin, recorde-se, tinha agendado apenas uma data, a 17 de maio de 2023 no Estádio Cidade de Coimbra, mas a elevada procura de bilhetes levou à marcação de uma segunda data, a 18 de maio, uma terceira, para dia 20 de maio, e uma quarta data, para 21 de maio de 2023.

A realização destes quatro concertos da banda britânica representa para aquele município uma oportunidade para a cidade ser palco de grandes concertos e para se projetar no mundo, de acordo com a autarquia.

"Coimbra começa, assim, a afirmar-se através da realização periódica de grandes eventos, nomeadamente eventos musicais, que possam servir de estímulo à economia local e regional e possam projetar a marca Coimbra pelo mundo", disse o vice-presidente da Câmara de Coimbra.

"As quatro datas esgotadas dos Coldplay são uma prova inequívoca desse caminho", sublinhou o autarca, frisando que a cidade "tem um grande potencial para acolher os melhores nomes da música internacional e de criar um histórico de grandes concertos".

A digressão europeia dos Coldplay de 2023 arranca em Portugal, com quatro concertos em Coimbra, seguindo por Espanha, Itália, Suíça, Dinamarca, Suécia e Países Baixos, além de incluir espetáculos no Reino Unido, em Manchester e Cardiff, onde já estão a ser também marcadas datas adicionais.

Leia Também: Preços? Alimentos, energia e restaurantes com subidas a dois dígitos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório