Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Responsáveis do BCE defendem aumento significativo das taxas de juro

Espera-se um aumento das taxas de juro já no próximo mês.

Responsáveis do BCE defendem aumento significativo das taxas de juro
Notícias ao Minuto

10:35 - 29/08/22 por Notícias ao Minuto

Economia BCE

Os responsáveis de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) defenderam, no sábado, durante o simpósio de Jackson Hole, um aumento significativo das taxas de juro já no próximo mês, uma vez que a inflação continua elevada, de acordo com a Reuters

O BCE aumentou as taxas de juro em 50 pontos-base no mês passado e espera-se um movimento semelhante - ou até superior - a 8 de setembro, numa altura em que a Reserva Federal dos EUA (Fed) está também a dar passos 'largos' na subida das taxas. 

Em Jackson Hole, a responsável do BCE Isabel Schnabel, o governador do banco central francês, Francois Villeroy de Galhau, entre outros, defenderam uma decisão de política monetária forte ou significativa. 

As atas da última reunião do Conselho de Governadores do BCE, em que foi anunciada um aumento das taxas de juro, revela uma grande preocupação com a inflação, o que levou a uma aprovação da decisão por ampla maioria.

Segundo as atas, as vozes céticas que consideraram que um aumento nas taxas de juros poderia provocar uma recessão representaram uma minoria.

Numa análise anterior verificou-se entre os investidores, dadas as preocupações gerais com a inflação e até mesmo com uma possível "estagflação", a expectativa de que o Banco Central Europeu (BCE) iria entrar num processo de normalização de política monetária.

O aumento das taxas de juros foi considerado um sinal claro de que o BCE estava pronto para cumprir o mandato de trabalhar para reduzir a inflação ligeiramente abaixo de 2%.

Outro argumento a favor do aumento das taxas de juros foi que grande parte da depreciação do euro em relação ao dólar se deve a uma divergência nas políticas monetárias dos dois respetivos bancos centrais.

As atas também apontam para a continuidade da normalização da política monetária.

Leia Também: Sonae Sierra notifica Concorrência da compra do Atrium Saldanha

 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório